Saúde

Prefeitura promove dia D da Saúde do Homem neste sábado (13)

A ação pioneira no município vai abrir 52 postos de saúde com serviços clínicos para os homens
SMS ASCOM , Salvador | 11/07/2019 às 09:45
Na próxima segunda-feira (15) é celebrado o Dia Internacional do Homem e para prestigiar os homenageados da data, a Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá promover no sábado (13) o dia D da Saúde do Homem das 08h às 17h em 52 postos de saúde da capital.
A estratégia pioneira no município, busca alertar os homens brasileiros para a importância do cuidado regular e integral com a saúde. A expectativa é que mais de 2.500 homens busquem os serviços ofertados na ação. “Nossa perspectiva é ampliar o acesso dos homens às ações de prevenção e oportunizar o acesso aos exames, ultrassonografias, consultas, exames laboratoriais e também às atividades educativas que serão desenvolvidas para conscientização”, explicou Igor Mota, técnico do Campo Temático da Saúde do Homem da SMS.
Mediante avaliação clínica serão encaminhadas 120 consultas urológicas. As equipes multiprofissionais irão promover serviços como aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar, cálculo de IMC, testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites Virais, vacinas, curativo, exame de laboratório, consulta de pré-natal do parceiro, consulta de planejamento reprodutivo, atividades de educação em saúde, encaminhamentos para clínica de disfunção sexual masculina e vasectomia, entre outras ações de saúde.
“A ocasião será um convite para a prevenção de um futuro com a saúde equilibrada. É notório que o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade e ‘coisa de mulher’.  Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade e isso acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, o que acaba favorecendo o aumento das doenças crônicas, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras coisas”, destacou Igor.