Saúde

BCS do Nordeste de Amaralina promove ação com exercícios para traumas

Cerca de 50 pessoas participaram de atividades que ajudam a aliviar os efeitos de estresse e situações de trauma
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 30/05/2019 às 18:41
BCS do Nordeste de Amaralina promove ação com exercícios para traumas
Foto: Carol Garcia/ GOVBA
Nesta quinta-feira (30), a Base Comunitária de Segurança (BCS) do Nordeste de Amaralina promoveu uma aula de relaxamento para a comunidade. Cerca de 50 pessoas participaram de atividades que ajudam a aliviar os efeitos de estresse e situações de trauma, com exercícios de yoga e respiração, que fazem parte do curso de meditação ‘Respiração, Água e Som’ (RAS).
A moradora do bairro Ana Cláudia Sousa tem dificuldades para dormir desde que passou por um acidente doméstico no início deste ano, e encontrou alívio com as aulas do RAS promovido pela BCS. “Meu médico recomendou que eu fizesse uma atividade. Comecei a fazer atividades de relaxamento e estou me sentindo muito mais calma e tranqüila. É muito bom ter uma opção gratuita como essa dentro da comunidade”.
De acordo com o comandante da BCS, o tenente Hélio Pitanga, as bases comunitárias estão inseridas em contextos sociais de vulnerabilidade. “Nós pensamos sempre em ações que possam amenizar os sentimentos e os ânimos para essa parcela da população. Temos cursos e atividades lúdicas e educacionais com o objetivo de trazer melhorias para a qualidade de vida das pessoas”.
A iniciativa é uma parceria da Polícia Militar com a Fundação Arte de Viver, uma organização não-governamental sem fins lucrativos, engajada em iniciativas de controle do estresse e serviços sociais. A Fundação opera globalmente, em mais de 150 países.
A BCS faz parte do conjunto de ações do programa estadual Pacto Pela Vida, que busca diminuir os índices de violência e promover ações sociais dentro das comunidades. Dezoito bases comunitárias de segurança estão instaladas em Salvador e no interior do estado.