Saúde

Hospital de Mata de São João recebe novos equipamentos cirúrgicos

Unidade médica, que fez 1026 procedimentos em 2018, conta agora com novos carros de anestesia e passa a fazer cirurgias sem cortes
Comunicação PMSJ , Mata de São João | 29/05/2019 às 10:13
Hospital de Mata amplia procedimentos cirúrgicos com novos equipamentos
Foto: Yordan Bosco
Para garantir mais segurança, conforto e eficiência aos pacientes, a Prefeitura de Mata de São João reequipou o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Doutor Eurico Goulart de Freitas. As duas salas de cirurgia da instituição dispõem agora de novos carros de anestesia, mesas cirúrgicas e iluminação e adquiriu um equipamento de vídeolaparoscopia, que possibilita fazer procedimentos minimamente invasivos. Ou seja, sem o uso de cortes e com auxilio de vídeo.
As aquisições fazem parte de um processo constante de melhorias no sistema de saúde do município, que no início de junho colocará em funcionamento um tomógrafo. De acordo com o prefeito do Marcelo Oliveira, a nova estrutura cirúrgica, que custou cerca de $ 1 milhão, garante uma excepcional segurança aos pacientes.
“Nenhum hospital municipal de médio porte da Bahia dispõe de equipamentos tão modernos e eficientes e faz a quantidade de cirurgias eletivas (que não são de urgência e emergência) que o nosso faz. Em 2018, foram 1026 procedimentos e todos com muita qualidade e responsabilidade”, explica o prefeito.
Alta complexidade - Com o investimento, o Hospital Doutor Eurico Goulart Freitas também aumenta seu leque de especialidades e ganha estrutura para cirurgias de alta complexidade, desde que o paciente não apresente outros riscos de saúde.
“Hoje podemos fazer qualquer tipo de procedimento. Mas, por segurança, continuaremos encaminhando os pacientes que têm outros problemas ou idade avançada para hospitais que tenham retaguarda de UTI.”, garante o diretor médico da unidade, Gustavo Guimarães.
Os carros anestésicos, além de possibilitar os procedimentos minimamente invasivos, garantem a aplicação de anestesias mais duradouras e eficientes, inclusive anestesia geral.
Esses equipamentos são o que há de melhor e mais avançado no mercado e são utilizados em grandes hospitais do país, a exemplo do Sírio Libanês e Albert Einstein, de São Paulo, e do Aliança, de Salvador. 
Médicos competentes - Doutor Gustavo conta ainda, que o Hospital Doutor Eurico Goulart Freitas dispõe de um corpo médico extremamente capacitado. “Temos cirurgiões competentes, que trabalham em grandes hospitais de Salvador, inclusive chefes de equipes. O que os profissionais mais precisam é de equipamentos e tecnologia e isso também temos, A população de Mata hoje está em muito boas mãos”, destaca o médico.