Saúde

CEO da Opty afirma que integração é o caminho para melhores resultados

CEO do maior grupo oftalmológico da América Latina afirma que integração de equipe é a melhor estratégia para otimizar resultados 
Lume Comunicação , Salvador | 25/04/2019 às 14:07
Amaury Gerrero
Foto: divulgação

Os desafios para otimizar resultados e superar possíveis crises, que podem afetar instituições de saúde de todo o país, foram debatidos nesta quarta-feira, 24, entre gestores do ramo e especialistas da área da comunicação, durante seminário promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Asheb). A promoção de iniciativas que estimulem o engajamento de médicos e demais colaboradores nas empresas em que atuam foi um dos pontos mais destacados pelos palestrantes e debatedores presentes no evento, realizado no Mundo Plaza, com a participação do CEO do Grupo Opty, Amaury Guerrero.

O executivo abordou o próprio case de sucesso para exemplificar como a gestão compartilhada e o reconhecimento do trabalho e das competências dos colaboradores podem auxiliar no crescimento de empresas. "Somos um Grupo novo, criado em 2016, que em pouco tempo conseguiu se destacar como o maior da América Latina no segmento oftalmológico."

O Grupo é composto por instituições oftalmológicas que funcionam em diferentes pontos do país – na Bahia, fazem parte do Opty o DayHORC, o Instituto de Olhos Freitas e o Instituto de Olhos Villas. Por essa diversidade, o grande desafio, segundo o CEO, foi fazer com que todas essas instituições falassem a mesma língua. "Não buscamos empresas que estão em falência, mas sim aquelas já conhecidas pelo trabalho de excelência desenvolvido em cada região. Buscamos também manter tecnologia e especificidades de atendimento de cada uma delas, prezando sempre pela efetivação da missão do Grupo, que busca a qualidade e a excelência no cuidado com a saúde dos olhos da população que carece desses serviços", afirmou.

Outro ponto abordado, durante o evento, foi a importância da comunicação interna e os reflexos dela na imagem da unidade de saúde e, também, nos resultados da instituição. Sobre esse assunto, o diretor regional do Nordeste do Grupo Opty, Marcello Palermo, que também participou do debate, ressaltou a importância de que todos os colaboradores se enxerguem e se entendam como líderes. "Todo mundo tem que se sentir responsável pela sua atividade. Desde a técnica de enfermagem, a profissional da área de higienização até o médico. Os colaboradores precisam se sentir inseridos, participando e contribuindo em todos os processos", concluiu.

 

Sobre o Opty


O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando oito empresas oftalmológicas, 1400 colaboradores e 400 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília, o Grupo INOB (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC) e o HCLOE (SP) fazem parte dos associados, resultando em 19 unidades de atendimento.