Saúde

Planserv apóia Dia Mundial da Atividade Física

A Planserv através de seu programa de prevenção, estimula os beneficiários a participarem do seu Clube de Corrida
Ascom Saeb , Salvador | 06/04/2019 às 12:16

Praticar exercícios físicos faz bem ao corpo e à alma, defendem os adeptos para marcar o Dia Mundial da Atividade Fìsica, comemorado neste sábado (6). A data tem o apoio do Planserv que, através de seu programa de prevenção, estimula os beneficiários a participarem do seu Clube de Corrida. Fazer parte desta iniciativa é muito simples, basta se inscrever pelo site (www.planserv.ba.gov.br) e esperar o contato da equipe da assistência para marcar a primeira avaliação.  

 

De acordo com instituições internacionais de saúde, a falta da atividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas. Um em cada quatro indivíduos não pratica atividade física, segundo as estatísticas.  “É uma questão de se organizar e ter força de vontade”, diz a educadora física Milene Martinez. Segundo ela, deve-se iniciar a prática com metas de curto prazo e ir aumentando pouco a pouco. “Toda escalada começa na base da montanha”, compara.

 

A prática de atividade física é um estilo de vida. “Trata-se de um investimento em si, na saúde e no bem-estar. Uma rotina de exercícios não apenas nos ajuda a estar em forma, mas também previne doenças”, argumenta a educadora. E apresenta algumas dicas simples para começar o processo. “Começar mudando hábitos, um passo de cada vez. Se a pessoa mora em um edifício, deve escolher três dias para usar as escadas, em vez do elevador”, exemplifica.

 

 As mudanças na rotina devem ser feitas com cautela. Uma boa alternativa é fazer exercícios ao ar livre como pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar e dançar. “É bom associar a prática ao prazer”, diz.  Se precisar de exercícios específicos, deve-se procurar um profissional qualificado e credenciado para que possa ajudar na execução correta e na melhora da sua qualidade de vida.