Saúde

Hospital Geral Prado Valadares promove feira da saúde em Jequié

Os serviços continuam oferecidos até essa quarta-feira (3)
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 02/04/2019 às 17:07
Hospital Geral Prado Valadares promove feira da saúde em Jequié
Foto: divulgação

A Praça da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no município de Jequié, ficou lotada na manhã desta terça-feira (2), para receber o projeto 'Hospital Extramuros', com a oferta de atendimento médico gratuito. A ação é uma iniciativa do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) com apoio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e tem como objetivo levar atendimento de qualidade para os moradores da região.

A população pode contar com atendimento oftalmológico com entrega gratuita de óculos, rastreamento de catarata e programação de cirurgia, eletrocardiograma e ultrassonografia, odontologia, orientação física e nutricional, verificação da pressão arterial e glicemia capilar. Também estão sendo realizadas consultas de clínica com profissionais do HGPV, basta apresentar cartão do SUS e RG.

"Esse serviço faz com que o Hospital venha até a comunidade oferecendo serviços básicos de saúde de forma que os pacientes não necessitem ir até o hospital. Além disso, ao trazer esses exames, estamos trabalhando com a prevenção de doenças e ajudando a conscientizar as pessoas de realizarem exames preventivos", afirmou Poliana Oliveira, diretora geral do HGPV.

A vigilante Jamile Viana foi uma das primeiras pessoas a receber atendimento oftalmológico. "Estava precisando fazer uma consulta com um médico clinico, essa foi a minha chance. Acordei cedinho e peguei meu lugar, foi bem rápido. A gente estava realmente necessitando de um serviço assim, de qualidade e gratuito. Estou muito feliz, é muito bom cuidar da saúde. Esse foi um presente para toda a população de Jequié, sem dúvida".

Os serviços continuam oferecidos até essa quarta-feira (3).  A ação atende prioritariamente, a população dos bairros de Cansanção, Curral Novo, Cidade Nova e Fazenda Nova. Outros bairros serão priorizados nas próximas edições do 'Hospital Extramuros'. "A ideia é atender a demanda reprimida que existe aqui no município de Jequié. Temos serviços de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, consulta com nutricionista, psicólogo, com objetivo de abraçar a comunidade”, explica o coordenador de ações comunitárias das VSBA, Edvaldo Gomes.

 

 

 

HGPV

 

 

A unidade é referência para a região de saúde de Jequié, composta por 27 municípios, com uma população estimada de 600 mil habitantes. Integrante da Rede de Atenção às Urgências e da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, o HGPV presta atendimento de Urgência e Emergência Adulta e Pediátrica, nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Traumato-Ortopedia, além de Unidade de Terapia Intensiva para adultos.

Depois da ampliação da unidade, inaugurada no final do ano passado, o hospital aumentou a oferta dos serviços, com a inclusão de Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia, Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), Eletroencefalograma, Ultrassonografia com Doppler e Ecocardiograma.