Saúde

Hospital Municipal Jorge Novis amplia especialidades em colonoscopia

A colonoscopia pode ser marcada nos postos da Regulação Municipal de Saúde
Imprensa Lauro , Salvador | 22/03/2019 às 19:31
Hospital Municipal Jorge Novis
Foto: divulgação

O Hospital Municipal Dia Jorge Novis, em Lauro de Freitas, ampliou o número das especialidades médicas que podem ser realizados na unidade. Além dos atendimentos para punção de nódulo de mama, endoscopia digestiva, cardiologia, neurologia, urologia e proctologia, o hospital também disponibilizou para os pacientes o exame de colonoscopia.

São dez vagas semanais para triagem. Os pacientes passam por consulta de enfermagem e pré-anestésica, quando são avaliadas as características do paciente, como idade ou se há alguma doença associada, preservando as normas de segurança do paciente para saber se é possível realizar o procedimento na unidade. Além disso, os profissionais passam as orientações de preparo que antecedem o exame. Caso o paciente não possa realizar o procedimento no hospital será encaminhado para uma unidade do Estado.

A colonoscopia pode ser marcada nos postos da Regulação Municipal de Saúde, distribuídas no município. A marcação ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h. É necessário apresentar solicitação médica, documento de identificação oficial com foto e cartão do SUS. O exame é realizado em sala cirúrgica e o resultado sai no mesmo dia. Os pacientes são admitidos às 7h e liberados às 17h, e voltam para casa no automóvel do hospital, o “Tou Voltando”, que garante o transporte seguro após procedimento.

A colonoscopia representa o padrão ouro para diagnóstico de doenças que acometem o reto e o intestino grosso, malignas ou benignas, conforme explicou o diretor médico do HMJN, Rogério Medrado. A colonoscopia permite um diagnóstico precoce e diferencial através da imagem que, no caso de um câncer, permite um tratamento mais eficaz. “Estou muito alegre, é uma exame de complexidade e que muda o patamar do hospital prestando um atendimento de qualidade para o cidadão laurofreitense, que diz respeito à oferta de um exame que é cada vez mais frequente em nosso dia a dia”.

A colonoscopia é um exame endoscópico realizado através do ânus, permitindo a visualização de todo o intestino grosso. Através deste exame podem ser identificados processos inflamatórios ou tumores intestinais, sendo possível biópsia e ressecção de pequenos tumores ou pólipos durante o procedimento.