segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Saúde

Santa Casa recebe equipamentos do Projeto SWAP da SESAB

A entrega da segunda parte dos equipamentos está prevista para o mês de março
Santa Casa de Itabuna , Itabuna | 08/02/2019 às 17:55
O material foi doação do projeto SWAP
Foto: divulgação

O Hospital Manoel Novaes recebeu na última sexta (01) equipamentos para a UTI neonatal, patrocinado pelo Banco Mundial, através do Projeto SWAP – da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). A iniciativa aconteceu há três anos, durante a visita de um médico pediatra neonatologista, representante do estado às instalações do hospital.

De acordo com a Dra. Fabiane Chávez, diretora técnica do hospital, a visita fez parte de uma campanha do Banco Mundial para a redução da mortalidade neonatal e materna no Estado da Bahia. “Como somos uma maternidade que realiza muitos partos (média de 450 partos/mês) e como dispomos de uma UTI Neonatal e gestação de alto risco, fomos contemplados com a visita, apoio técnico e uma quantidade de equipamentos”, falou.

Posteriormente o hospital recebeu a visita de três técnicos da SESAB e, em novembro do ano passado, o secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas sinalizou o envio de uma relação de materiaisnecessários à unidade. “Apesar de não sermos um hospital filantrópico, precisamos deequipamentos, pela demanda de partos que realizamos e, também, por sermos referência emNeonatologia de alto risco e Pediatria Cirúrgica”, destacou a médica.

Da primeira parte do material que chegou constam os seguintes itens: 08 carros de urgência para a UTI, dois carros de banho e curativo e mais 13 poltronas. “A chegada dos equipamentos foi de grande valia para o hospital, com destaque especial das poltronas, pois, assim daremos início ao Projeto Mãe Acompanhante na UTI Neonatal, que já é uma realidade em quase todas as UTI’s e é uma portaria do Ministério da Saúde. Com isso, daremos um grande passo para humanizar esse atendimento no setor”, disse.

Segundo a diretora, a entrega da segunda parte dos equipamentos, que inclui ventiladores, respiradores, monitores, encubadoras e camas de parto para transformar o centro obstétrico em centro de parto natural, está prevista para o mês de março.

Para o provedor Eric Júnior, a iniciativa do governo do estado foi um grande presente para o Hospital Manoel Novaes. “A entrega dos equipamentos favoreceu e muito o setor da UTI neonatal da nossa maternidade. Estou muito feliz e agradecido”, finalizou.