quarta-feira, 24 de abril de 2019
Saúde

Números mostram a força da Santa Casa de Itabuna

Instituição almeja o selo da Organização Nacional de Acreditação – ONA
Manu Berbert , Itabuna | 31/01/2019 às 12:56
Hospital Calixto Midlej Filho
Foto:

Em 102 anos de história, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna vem cumprindo sua missão de servir com excelência a experiência do cuidar, enfrentando os desafios do dia a dia e sempre pensando em melhorias dos seus serviços para atender a população.

Prestes a conseguir a acreditação hospitalar, um sistema de avaliação e certificação nacional de qualidade de serviços de saúde feita por empresa nacional voltada para a melhoria contínua, a instituição almeja o selo da Organização Nacional de Acreditação – ONA, através da atual gestão com o provedor Eric Júnior.

E é através de suas unidades, compostas por dois hospitais, Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, e o Cemitério Campo Santo, que a Santa Casa mostra a sua força, com os números de atendimentos e procedimentos realizados anualmente em seus diversos serviços.


Hospital Calixto Midlej Filho


É referência nos serviços de alta complexidade em neurologia, cardiologia, oncologia, nefrologia e ortopedia com mais de 500 mil atendimentos. Dispõe de dois centros cirúrgicos, sendo 5 salas no Hospital Calixto Midlej Filho e 4 salas no Hospital Manoel Novaes, com Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e a Unidade Cardiointensiva (UCI), onde são realizados mais de 1.300 atendimentos por ano.

O setor de oncologia conta com 32 leitos onde mais de 1.500 pacientes atendidos. A unidade de quimioterapia realiza cerca de 13 mil atendimentos e 100 mil na de radioterapia por ano.

Referência em hemodinâmica através da medicina intervencionista de alta complexidade em cardio e neurovascular, realiza mais de 1.600 atendimentos/ano. Os serviços de diálise e transplante renal realizam mais de 44 mil sessões/ano.

O Banco de Sangue realiza, em média, mais de 13 mil atendimentos por ano e atende de forma segura e qualificada a pacientes que demandam transfusão sanguínea, com destaque para pacientes submetidos a cirurgia e em tratamento oncológico, anemia falciforme e doenças renais.

Hospital Manoel Novaes


A unidade recebeu o título de Hospital Materno Infantil Amigo da Criança pelo UNICEF, sendo referência em ginecologia, obstetrícia, neonatologia de alto risco e pediatria cirúrgica, além de ser o centro regional em atenção à saúde da mulher e da criança. Por lá, são realizados, por ano, mais de 92 mil atendimentos.

A UTI Neonatal dispõe de 32 leitos, onde atende, por ano, mais de 1.500 pacientes. Possui ainda a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica para crianças de até 13 anos, com 10 leitos, sendo 7 habilitados para o SUS.

O Banco de Leite da Santa Casa é uma unidade certificada com padrão Ouro pela Fiocruz. Especializada na promoção de apoio e incentivo ao aleitamento materno, com habilitação técnica para executar atividades de coleta, pasteurização e controle de qualidade do leite humano. Por ano são realizados mais de 10 mil atendimentos.


Cemitério Campo Santo


A unidade presta serviços de desenlace corporal, sendo considerado o principal e mais tradicional da cidade, tendo realizado mais de 70 mil sepultamentos.