Saúde

Lauro de Freitas: Prefeitura leva saúde bucal a locais sem serviços

No ano passado o Mais Sorriso Perto de Você percorreu dez comunidades e atendeu 646 pessoas com 3.639 procedimentos
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 29/01/2019 às 05:55
Dentista em unidade móvel
Foto: divulgação

O Mais Sorriso Perto de Você, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, amplia a oferta odontológica para a população com mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde bucal a partir desta segunda-feira (28). Idealizado pela Coordenação de Saúde Bucal, o projeto, que segue até final de março, visa reduzir a fila de espera e prestar serviços odontológicos e de educação em saúde a população por meio de Unidade Móvel.

No ano passado o Mais Sorriso Perto de Você percorreu dez comunidades e atendeu 646 pessoas com 3.639 procedimentos. Além desse projeto, a Prefeitura realiza o atendimento odontológico nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Especialidades Odontológicas, com agendamento.

O projeto Mais Sorriso Perto de Você fará o cadastramento dos pacientes, o levantamento do quantitativo de usuários que necessitam de atendimento odontológico, e o planejamento terapêutico para cada um, a fim de que se tenha número de consultas necessárias para a conclusão do tratamento. O atendimento será de 8h às 16h, com distribuição de 60 fichas em cada localidade. É necessária apresentação do RG e do cartão SUS.

Serão atendidas as comunidades do Quingoma (Capela São José), Capiarara (Residencial MCMV), Vida Nova (Praça da Mangueira), Lagoa dos Patos (Escola Municipal) e Quingoma de Dentro (Motumbá Axé). O tratamento dura em média três consultas. A coordenação alerta para a importância do comparecimento dos pacientes nas datas agendadas para cumprir o planejamento no prazo estabelecido.

Serviços ofertados os serviços de restauração de resina e amálgama, raspagem periodontal manual e/ou com ultrassom, profilaxia com aplicação de flúor, escovação supervisionada, palestra de saúde bucal, capeamento pulpar, urgências odontológicas e pequenas cirurgias. Os tratamentos mais especializados serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), obedecendo ao fluxo da rede.

 

Atendimento

Quingoma – triagem dia 28, atendimento nos dias 04, 11, 18 e 25 de fevereiro, 11, 18 e 25 de março.

Capiarara – triagem dia 29, atendimento nos dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, e 12, 19 e 26 de março.

Vida Nova – triagem no dia 30, atendimento nos dias 6, 13, 20e 27 de fevereiro, e 13, 20 e 27 de março.

Lagoa dos Patos – triagem no dia 31, atendimento 7, 14, 21 e 28 de fevereiro, e 7 e 14 de março.

Quingoma de Dentro – triagem no dia 1º de fevereiro, atendimento nos dias 8, 15 e 22 de fevereiro, e 8, 15, e 29 de março.