Saúde

FEIRA apoia população na melhoria da saúde da família com orientação


Quase 2 mil pessoas recebem acompanhamento gratuito para prática de atividades físicas
Da Redação , Salvador | 24/01/2019 às 17:39
Jamiley Dias
Foto: Raylle Kettly


A prática de atividade física está entre as recomendações médicas para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Em Feira de Santana, o incentivo a melhor qualidade de vida é feito através das equipes do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), distribuídas nas Unidades de Saúde e na Academia da Saúde no Parque Municipal Erivaldo Cerqueira. Por meio do serviço a população pode realizar gratuitamente exercícios com a orientação de profissionais qualificados

Atualmente 1.940 pessoas são acompanhadas pelas equipes da Atenção Básica, estas compostas por fisioterapeuta, professor de educação física, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico. Dentre as práticas realizadas estão atividades aeróbicas, dança, funcional, alongamento e flexibilidade, jogos, dinâmicas de grupo, treinos de equilíbrio, exercícios de força, musculação, pilates e boxe. Atividades educativas de nutrição e postura também são feitas como complemento para uma vida saudável

“O maior público são pacientes portadores de hipertensão, diabetes e obesos. Todas essas doenças são decorrentes do sedentarismo e poderiam ser evitadas com uma alimentação saudável e práticas corporais”, afirma a referência técnica do NASF, Jamiley Dias.

De acordo com Jamiley, os pacientes costumam relatar melhoras nas condições de saúde após iniciarem a rotina de atividade física. “Há relatos de melhora no humor, controle da pressão e glicemia, redução das dores, inclusive algumas pessoas nos procuram para falar que houve redução do uso de medicamentos, como analgésicos por exemplo”, relata.

Para ser acompanhado nas atividades desenvolvidas pelo NASF é necessário se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima a área de residência e ter em mãos documento oficial com foto, cartão de saúde da família e cartão SUS. O paciente passa por uma avaliação e estando apto poderá ser inserido ao grupo.