Saúde

Ação social leva atendimentos oftalmológicos à Itapuã

O evento teve como objetivo prevenção à cegueira e prestou atendimento a cerca de 250 pessoas
Secom Salvador , Salvador | 24/01/2019 às 16:55
Ação social leva atendimentos oftalmológicos à Prefeitura-Bairro de Itapuã
Foto: Bruno Concha

Diversos soteropolitanos tiveram a oportunidade de cuidar da visão nesta quinta-feira (24), em uma ação promovida pelo Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) realizada em parceria com a Prefeitura-Bairro Itapuã. O evento teve como objetivo prevenção à cegueira e prestou atendimento a cerca de 250 pessoas.

Para o técnico em comunicação, morador de São Cristóvão, Wellington Gomes, de 39 anos, o evento foi de extrema importância para que ele resolvesse um problema que há tempos o preocupava. “Eu percebi que estava com perda na visão. Esse evento só trouxe benefício para a gente pela tranquilidade no atendimento. A visão da gente é muito útil; quando a gente perde fica dependente de outras pessoas. É importante a gente preservar”, afirmou.  

A doméstica Isabel Alves Ramos, de 42 anos, também buscou atendimento na Prefeitura-Bairro de Itapuã por notar algum distúrbio na visão. “Tenho percebido dificuldade para enxergar de perto, para ler... Algo diferente. O atendimento foi tranquilo, esclareci as minhas duvidas. Precisamos de mais ações como essa”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora do projeto de Olho na Saúde, Fabiana Leite, o atendimento visa suprir uma demanda da região. “As ações sociais conseguem levar uma unidade móvel para que o cidadão não precise se deslocar para outros bairros”, afirmou. 

Foram beneficiados cidadãos a partir de 30 anos. Todos os atendimentos efetuados foram realizados de forma completa, com o auxílio de exames realizados in loco. Ainda segundo a coordenadora do projeto, os pacientes identificados com catarata já finalizaram o atendimento com horário agendado para efetuar, posteriormente, o procedimento cirúrgico.