Saúde

Cuidado com o coração na véspera do Natal!

Com informações do site Galileu
Nara Franco , Rio de Janeiro | 19/12/2018 às 09:39

Pesquisadores analisaram dados de 283 mil ataques cardíacos registrados na Suécia entre 1998 e 2013 para identificar quais datas foram as mais letais. Nos dias normais, a média era de 50 ataques. Na véspera de Natal, no entanto, o número saltou para 69!

Assim como o Brasil, a Suécia tem o costume de celebrar o Natal no dia 24, enquanto outros países celebram no dia seguinte. Duas horas antes da ceia, muitas pessoas já exageraram na comida e na bebida e acabam passando mal. 

O estudo ainda mostrou que a véspera de ano novo não apresentou riscos. Na verdade, o perigo foi 20% menor no dia 31 de dezembro. 

"A angústia emocional com raiva, ansiedade, tristeza, e estresse pode aumentar o risco de um ataque cardíaco. A ingestão excessiva de comida, álcool e viagens de longa distância podem piorar isso", comentou David Erlinge, do Departamento de Cardiologia, Ciências Clínicas, da Universidade de Lund. 

“O padrão de aumento de risco durante a manhã no resto do ano foi revertido no Natal, com crescimento do risco à noite, indicando que o estresse e o comer durante o dia desencadeou os ataques cardíacos. As pessoas podem evitar isso deixando de comer e beber excessivamente."

Com informações do site Galileu.