Saúde

Última semana do mutirão de mamografias no HMS

O atendimento vai até a próxima quarta-feira (14)
SMS ASCOM , Salvador | 13/11/2018 às 09:34

Essa é a última semana do mutirão de mamografias no Hospital Municipal de Salvador. O atendimento vai até a próxima quarta-feira (14), das 08 às 18 horas. Pouco mais de 1.600 mamografias e 450 Ultrassonografias (USG) mamária foram realizadas durante o período de intensificação dos exames no HMS. A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde com atividades de prevenção ao câncer de mama.

 

"Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame", alertou Geruza Morais, diretora de atenção à saúde.

 

Após o fim da estratégia, as mulheres podem buscar o agendamento do exame nas 128 unidades básicas de saúde, das 08 às 17 horas, para realização do procedimento com os prestadores contratualizados da rede municipal.

 

Novembro Azul – No mês que promove a prevenção da saúde do homem, o HMS está oferecendo 600 atendimentos até o dia 30 de novembro para investigação e diagnóstico do câncer de próstata, com consultas e exames. Os atendimentos acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 19 horas, para homens com idade a partir dos 45 anos.

 

O agendamento e a orientação aos pacientes serão feitos através do Sistema Vida, da Prefeitura de Salvador. O paciente deve se dirigir até uma das 128 Unidades Básicas de Saúde da cidade a fim de agendar data para a coleta de amostra do PSA - Antígeno Prostático Específico e posterior consulta no HMS. O PSA é um exame de sangue feito para auxiliar no diagnóstico de alterações na próstata.