Saúde

Lauro de Freitas lança Campanha “Homem também se cuida”

Lançamento marca a abertura do Novembro Azul
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 02/11/2018 às 11:53
Campanha “Homem também se cuida”
Foto: div

Orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata e palestras de incentivo ao cuidado da saúde do homem de modo geral marcaram a abertura do Novembro Azul, nesta quinta-feira (1), em Lauro de Freitas. A prefeita Moema Gramacho participou da ação que deu início a campanha “Homem também se cuida”, realizada no estacionamento do Restaurante Popular. Testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite B, além de avaliação odontológica foram prestados ao público masculino.


Para Moema “os homens precisam estar alerta ao cuidado precoce do câncer de próstata, assim como as mulheres buscaram a prevenção do câncer de mama na campanha do Outubro Rosa”, disse. Ainda sobre a necessidade de cuidar da saúde, a prefeita de Lauro de Freitas enfatizou que os homens devem buscar a prevenção sem resistência. “O preconceito pode matar, é melhor perder o preconceito do que a vida” destacou.


Após ouvir palestras educativas sobre cuidados à saúde do homem, o autônomo Francisco de Assis, 56, passou por atendimento odontológico e realizou testes rápidos. “A saúde é importante pra todo mundo. A gente ainda vê parte dos homens com receio de fazer exames, mas isso é uma questão cultural e precisa ser vencida. Eu mesmo vou aguardar as próximas ações do mês para continuar cuidando da saúde” apontou Assis.


Durante todo o mês a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) promove ações dentro da campanha. O “Dia D – Homem também se cuida”, será realizado no dia 10 (sábado), das 8h às 12, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (USF) do município. Nesta ação, os homens terão atendimento clínico com encaminhamento para exames, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia. Também serão realizadas palestras, testes rápidos e avaliação odontológica com aplicação de flúor nas unidades.


Além do dia “D”, o Hospital Municipal Jorge Novis (HMJN) vai ampliar a oferta de consultas com urologista durante o Novembro Azul. Elisa Daltro, diretora administrativa da unidade, explica que os homens devem procurar a Central de Regulação, com solicitação médica, para agendar atendimento. “É importante que os homens também saibam que o Jorge Novis realiza pequenos procedimentos cirúrgicos urológicos, como vasectomia, fimose, hidrocele e varicocele”, destaca Elisa.


Roberto Rossi Neto, urologista do Jorge Novis, participou do lançamento da campanha. “O câncer de próstata representa a primeira causa de morte para os homens. Em casos de cânceres no histórico familiar, é ideal que o homem busque a prevenção a partir dos 45 anos, se não, aos 50. Mas aconselho que os cuidados comecem mesmo aos 40”, ressalta Neto. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima 68.200 mil novos casos de câncer de próstata para 2018.


Para atender as demandas do município, Lauro de Freitas oferece, no Complexo de Saúde, em Itinga, consultas com urologista todas as quintas-feiras, via agendamento da Regulação. Além deste atendimento, o público masculino pode contar com os serviços da clínica do homem e, também, do idoso (ambos no Complexo), nas especialidades de dermatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, angiologia, geriatria, cardiologia, reumatologia, endócrino e outros.