Saúde

Redução do estresse para perda de peso é tema de palestra no Cedeba

A redução do estresse é determinante na luta contra o ganho de peso excessivo
Comunicacao Governo da Bahia , Salvador | 19/10/2018 às 10:21
Palestra aconteceu nesta quinta-feira(18)
Foto: Elói Corrêa

Algumas pessoas em tratamento contra a obesidade precisam de estratégias mais complexas do que combinar educação alimentar e exercícios físicos. A redução do estresse é determinante na luta contra o ganho de peso excessivo. Para celebrar o Dia Mundial de Prevenção da Obesidade e conscientizar os pacientes sobre a importância do acompanhamento psicológico, o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), em Salvador, realizou uma palestra com o tema ‘Lidando com as Emoções: como potencializar seu tratamento’, na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do órgão. 

“O paciente, quando entra no Cedeba, tem a atenção de uma equipe multidisciplinar, que inclui o psicólogo, que atua com atendimentos individuais e em grupo, com reflexão sobre a obesidade, grupos em conjunto com a nutrição para que o paciente comece a entender o quanto os aspectos psicológicos têm um impacto no ganho de peso”, explicou a psicóloga do Cedeba, Viviane Oliveira. “A gente gostaria de sensibilizar o paciente de que reconhecer as emoções vai fazer com que ele lide melhor com o tratamento”, completou.

Além do psicólogo, a equipe do Cedeba conta com médicos de diversas especialidades e nutricionistas. “Obesidade é uma doença multifatorial, então, você não trata como uma coisa só. Têm muitos fatores que desencadeiam a obesidade, desde doenças genéticas, psicológicas, problemas emocionais, fatores ambientais hereditários. Tem que tratar isso com uma equipe multidisciplinar. É muito difícil tratar doença crônico-degenerativa, quem nem diabetes e hipertensão, com um profissional só”, informou a coordenadora do Núcleo de Obesidade do órgão, Teresa Arruti.

O evento contou com performance teatral, exibição de vídeos e com um breve treinamento sobre Mindfullness. O psicólogo Eli Samuel deu o treinamento e falou sobre a ferramenta. “Apesar de ser um termo com amplas definições, a principal definição é: a pessoa estar focada no momento presente com abertura, curiosidade, aceitação sem julgamentos. Esse estado psicológico favorece a redução do stress, fazendo com que aqueles indivíduos que têm alguma condição médica como diabetes, hipertensão e obesidade possam ser favorecidos”, explicou o psicólogo.