Saúde

Mini mutirão de Glaucoma e Catarata acontece domingo

Consultas e exames gratuitos serão realizados no ambulatório médico da Fundação Lar Harmonia, em Piatã
Najara Souza , Salvador | 21/09/2018 às 10:31
Prevenção catarata e glaucoma
Foto: div

A catarata é a principal causa de cegueira no Brasil, quase 50% dos casos, seguida do glaucoma, com 15%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para prevenir essas doenças, acontece o Mini mutirão de Glaucoma e Catarata que vai atender 200 pessoas, gratuitamente, na manhã do próximo domingo (23/09), no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã.

A distribuição de senhas para as consultas e os exames será a partir das 6h e o atendimento médico, das 7h às 14h. Homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas a partir de 20 anos, com casos das doenças na família, serão atendidas. Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado. 

Os interessados devem levar originais e cópias do RG, comprovante de residência e Cartão do SUS de Salvador. A ação é uma realização da Fundação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Clínica Clivan.

Instituto INTS também realiza exames gratuitos  - A realização de exames oftalmológicos gratuitos é uma ação do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) com a rede supermercadista GBarbosa e acontece dia 25 (terça-feira), na loja GBarbosa Desconto Cabula, das 7h às 17h. O objetivo é oferecer atendimento oftalmológico às comunidades carentes, além de orientação, prevenção e tratamento de doenças oculares como catarata, glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Serão distribuídas 360 fichas e o atendimento será por ordem de chegada. Os interessados em participar devem ter acima de 30 anos e apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS de Salvador. Os pacientes identificados com catarata serão encaminhados para tratamento na clínica Oftalmodiagnose.

 

 

 

SERVIÇO

 

 

 

MUTIRÃO DE GLAUCOMA E CATARATA - GRATUITO

 

 

 

Data:  23/09/2018 (domingo)

Horário: Distribuição de senhas às 6h e atendimento das 7h às 14h.

Local: Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede do Lar Harmonia, na Rua Deputado Paulo Jackson, Nº 560, em Piatã.

 

 

 

EXAMES OFTALMOLÓGICOS GRATUITOS

 

 

 

Data: 25/09/2018 (terça-feira)

Onde: GBarbosa Desconto Cabula, na Estada das Barreiras, nº 992, São Gonçalo

Horário: Das 7h às 17h