Saúde

Mutirão fará diagnóstico gratuito do Alzheimer em Salvador

Dia 22 de setembro
Da Redação , Salvador | 17/09/2018 às 11:47
Dr Antonio Andrade
Foto:

Prof. Dr. Antônio Andrade, professor de Clínica Neurológica-UFBA; chefe do Serviço de Neurologia HUPES (Hospital das Clínicas) -UFBA, presidente da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia-Instituto do Cérebro; coordena a 14ª edição do Mutirão do Alzheimer, que será realizado dia 22 de setembro, gratuitamente, das 7:30h as 18:00h, na sede da Fundação, (rua Deocleciano Barreto,10 – Chame-Chame).

Cidadãos com idade acima 60 anos serão atendidos por uma equipe multidisciplinar - neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, além acadêmicos de Medicina -, e farão a primeira fase da avaliação diagnóstica, que consiste da aplicação do questionário de avaliação cognitiva do estado mental e exames através da retirada de sangue e para dosagem de glicemia, colesterol e polipoproteína E (APOE-marcador do Mal de Alzheimer). 

Quem apresentar fatores de risco será encaminhado para exames de imagens posteriores na Fundação, no Laboratório de Cognição, confirmado o diagnóstico o tratamento também será gratuito.

No dia 21 de setembro é comemorado “Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer”, temos hoje no Brasil cerca 1,2 milhões de pessoas acometidas por essa patologia. A doença de Alzheimer e desordens relacionadas afetaram cerca de 44 milhões de pessoas em todo o mundo em 2014 e este número "vai dobrar a cada 20 anos", de acordo com um relatório da OMS de 2012.