Saúde

FEIRA DE SAÚDE PERTO DE VOCÊ atende centenas de pessoas em Lauro

Dedicada ao Março Mulher, Feira da Saúde no Dona Lindu foi sucesso
MC , Lauro de Freitas | 18/03/2018 às 09:42
Centenas de pessoas compareceram ao local
Foto: Edgard Copque


A comunidade do Residencial Dona Lindu, no Alto do Picuaia, recebeu, neste sábado (17), a Feira Mais Saúde Perto de Você, que levou para o conjunto habitacional muito mais que atendimentos da área médica. Em alusão ao Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde fez parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres que montou no local uma tenda de práticas integrativas, uma das mais procuradas, com massagem terapêutica, prática meditativa e Reiki, entre outras técnicas alternativas de cuidados com a saúde.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) também participou com agendamentos, orientação sobre violação de direitos e encaminhamentos para os casos que não puderam ser resolvidos no local.  A Feira foi aberta às 8h. Nas tendas da saúde foram disponibilizados exames de pediatria, ginecologia, vacinação humana e animal, além de emissão do cartão do SUS e orientação de saúde bucal e nutricional.

“Ganhei o dia. Fiz três serviços, sem filas e sem perder tempo com marcação”, comemorou a dona de casa Elisângela Soares, que recebeu orientação nutricional, atendimento em saúde bucal e ainda fez o cartão do SUS. Ela e o filho já voltaram para casa com data marcada para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Outra moradora, Maria das Graças Barbosa, também não perdeu tempo, foi ao dentista, fez testes rápidos e tirou o cartão do SUS. “Pra mim que sou mãe de família, ser atendida na porta de casa é muito bom”.

O secretário de Saúde Erasmo Moura ficou satisfeito com o grande número de pessoas que procurou os serviços. “Assumimos o compromisso de realizar uma feira mensal. Essa é a terceira e já é sucesso”. O secretário também destacou a importância das parcerias com outros órgãos da gestão e secretarias, que permite oferecer serviços de outras áreas além da saúde.

“A participação da SPM em ações que vão até a comunidade é de extrema importância, sobretudo quando se trata de saúde e em um espaço em que mulher é maioria” enfatizou a secretária de Políticas para Mulheres, Bárbara Chaves. Além das práticas integrativas, a SPM aproveitou para divulgar os serviços oferecidos pela secretaria, em especial o atendimento a mulheres vítima de violência.

O Residencial Dona Lindu foi o primeiro conjunto do Minha Casa Minha Vida inaugurado em Lauro de Freitas, em agosto de 2011, na segunda gestão da prefeita Moema Gramacho.. O conjunto abriga 1.131 famílias em apartamentos dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço.  O nome é uma homenagem à mãe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.