Saúde

ILHÉUS: Após partos, mulheres ficam deitadas em tatames no chão

Segundo uma das pacientes até barata tem no local. Com informações do G1
Da Redação , Salvador | 17/03/2018 às 22:12
Desumano partos em Ilhéus
Foto:
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra mulheres que tinham acabado de ter filhos deitadas em tatames colocados no chão de uma unidade de saúde do município de Ilhéus, na região sul da Bahia.

O caso ocorreu na Maternidade Santa Helena, que funciona dentro do Hospital São José. Nas imagens, é possivel ver algumas mulheres deitadas, uma do lado da outra, e cobertas por lençóis.

A coordenadora administrativa do Hospital São José, Naide Silveira, confirmou a situação e disse que o caso ocorreu na madrugada de quinta (15) para sexta-feira (16).

Na ocasião, segundo ela, houve uma superlotação da unidade de saúde e os 42 leitos da maternidade ficaram ocupados. Com isso, as mulheres que aparecem no vídeo foram colocadas em uma sala sobre tatames usados para parto humanizado.

A unidade informou, ainda, que é a única maternidade da cidade e que realiza, em média, 330 partos por mês.

Riscos

Segundo uma das pacientes, até barata tinha no local. “O médico do plantão passava em todos...falava que não tinha lugar, que a gente ia ter que parir na cadeira ou em cima da sala do toque, né. Uma teve que parir na sala do toque. As enfermeiras ficaram desesperadas, porque não tinha lugar realmente para botar a gente. Botou a gente num colchão lá, foi quase 4 horas (da madrugada). Começou a chover muito e pingar e tinha barata andando também”, contou.

De acordo com uma médica obstetra que viu o video, colocar mãe e bêbes no chão é muito arriscado. Segundo ela, o chão de um hospital tem muitas bactérias e o recém-nascido é mais sensível.

Ela chamou a atenção ainda para o fato das mães estarem muito juntas. Se qualquer uma delas tiver uma gripe, por exemplo, todo mundo pode ficar doente e uma gripe em um recém-nascido pode se tornar uma pneumonia ou uma infecção generalizada.