Saúde

Moda de clareamento de pênis provoca polêmica na Tailândia

Anúncio do procedimento publicado por hospital na internet viralizou e levou o ministério da Saúde do país a emitir um alerta e dizer que 'tratamento é desnecessário'. (TERRA INFORMAÇÕES)
Da Redação , Salvador | 05/01/2018 às 16:01
Clareando o pênis
Foto: DIV
Clareamento de pele não é uma novidade em muitos países asiáticos, onde tons mais escuros são associados ao trabalho ao ar livre e, portanto, a uma condição econômica mais humilde.

Mas a aplicação dessa técnica ao pênis vem chamando atenção recentemente na Tailândia, com questionamentos sobre se a indústria de beleza do país está indo longe demais.

Quando um hospital publicou na internet sua oferta deste procedimento, o anúncio viralizou, e o ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o assunto.

A BBC conversou com um paciente que se submeteu à técnica. O homem de 30 anos contou que a primeira sessão ocorreu há dois meses.

Desde então, ele notou mudanças na cor de seu órgão genital. "Queria sentir-me mais confiante", disse.

'Para quê?'

O post original no Facebook sobre o tratamento, que usa lasers para promover uma quebra da melanina na pele, foi compartilhado mais de 19 mil vezes em dois dias.

A publicação traz fotos da sala onde o procedimento é realizado e ilustrações que o detalham.

Os comentários em reação a isso vão desde críticas a curiosidade e piadas com a técnica, com alguns questionando o que leva alguém a fazer isso.


Num dos posts, uma mulher afirma não dar tanta importância assim à cor do pênis e que se preocupa mais "com o tamanho e os movimentos".

Popol Tansakul, gerente de marketing do hospital Lelux, que oferece o serviço, disse à BBC que sua empresa lançou um clareamento de vagina há quatro meses,

"Os pacientes começaram a perguntar sobre o clareamento de pênis, então, passamos a oferecer isso há um mês", contou ele.

Ainda não se sabe, no entanto, se há homens suficientes na Tailândia que desejam fazer isso. A clínica recebe atualmente de 20 a 30 pacientes por mês em busca de clareamentos de vagina e pênis, com alguns vindo de longe, como Mianmar, Camboja e Hong Kong.

"É popular entre homens gays e travestis, que querem cuidar do visual de todas as partes do corpo", disse Popol.

'Clareamento do pênis não é necessário'
O ministério da Saúde da Tailândia reagiu ao frenesi em torno da oferta da clínica e alertou sobre os possíveis efeitos colaterais, como dor, inflamação, cicatrizes e até mesmo problemas no sistema reprodutivo e na vida sexual dos pacientes.

Interromper o tratamento faria a cor da pele do pênis voltar ao normal, além de ser possível ficar com manchas, informou o ministério.

"O clareamento do pênis a laser não é necessário, é um desperdício de dinheiro e pode ter mais efeitos negativos do que positivos", disse o médico Thongchai Keeratihuttayakorn no comunicado oficial do governo.

O clareamento de pele é uma tendência nos países do sudeste asiático nas últimas décadas. A Lelux diz que mais da metade dos seus pacientes vêm em busca deste tipo de tratamento.