Saúde

Estresse faz bem: É preciso saber domar os fatores estressores

É preciso saber domar os fatores estressores e mudar alguns hábitos cotidianos

NS ,  Salvador | 11/11/2017 às 12:56
Cecília Barreto
Foto:
     O estresse é uma função saudável do corpo que acontece em momentos pontuais, quando precisamos estar alertas, como em situações importantes ou de emergência. Esse estado é caracterizado pela liberação do hormônio cortisol, normalmente, mais concentrado no corpo pela manhã e reduzido com o passar do dia, quando é necessário relaxar para dormir. “Se nunca ficássemos estressados, não conseguiríamos dar conta das demandas da nossa vida”, comenta a life coach Cecília Barretto.
 
As situações de estresse se tornam problemáticas quando ficam corriqueiras e duradouras. A life coach alerta que, nestes casos, o estado alterado de cortisol no sistema traz algumas consequências, como: atraso no metabolismo e ganho de peso, baixa da imunidade, diminuição da concentração e aprendizagem e mudanças de humor.
 
Para domar o estresse, é importante cultivar hábitos cotidianos que reenergizem, caso contrário, pode-se entrar num ciclo de estresse agudo, sendo necessários cuidados médicos. Cecília lembra que cada pessoa tem uma forma de aliviar a tensão e o importante é ser capaz de voltar ao melhor astral. “Para isso, pode-se fazer uma pausa, respirar, alongar, ouvir uma música, cantarolar, comer um lanche saudável, meditar. Descubra algo que o tranquilize”, orienta a life coach.
 

Atitudes para domar o estresse:

 

-          Aprenda com os sinais do seu corpo a identificar situações que o deixam estressado.
 

-          Atue na sua zona de controle: “o que eu posso fazer para administrar essas situações?”.
 

-          Descubra e pratique seus “hábitos de energia”: aqueles capazes de trazê-lo ao equilíbrio novamente.
 

-          Preste atenção à respiração. Diversos estudos científicos comprovam que essa prática tem diversos benefícios, inclusive o controle do estresse.
 

-          Mantenha hábitos saudáveis: se exercite, tenha consciência alimentar, durma bem, etc.
 

-          Desenvolva habilidades que reduzem os fatores estressores: gestão do tempo, foco, comunicação, etc.