Saúde

Prefeitura devolve Hospital Jorge Novis à população Lauro de Freitas

A unidade terá capacidade para realizar 200 cirurgias no mês e 300 exames laboratoriais por dia
Mara Campos , Salvador | 25/07/2017 às 19:23
Hospital Jorge Novis
Foto: div
Desativado em 2016 pela gestão passada, o Hospital Municipal Jorge Novis será reaberto nesta quarta-feira (26/07), às 10h, pela prefeita Moema Gramacho. Localizado no bairro de Itinga, o HMJN – que deixa de ser emergência e passa a ser hospital dia - está equipado com duas salas de cirurgias para procedimentos de pequeno e médio portes e 21 leitos de enfermaria. A unidade terá capacidade para realizar 200 cirurgias no mês e 300 exames laboratoriais por dia.
Com a reabertura serão disponibilizadas consultas especializadas em endocrinologia, urologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia e anestesiologia, além de cirurgia e exames de ultrassonografia geral e ginecológica, eletrocardiograma, RX e laboratoriais. “Já está na nossa perspectiva oferecer em breve o duplex scan, endoscopia digestiva alta, colonoscopia e outros”, afirma o diretor médico da unidade, Rogério Medrado.
A ampliação da rede de atendimento de saúde do município vai refletir significativamente no desempenho da Regulação. “Será um salto enorme na oferta de serviços que não eram disponibilizados na rede municipal, atendendo essa demanda reprimida da Regulação”. Para definir os procedimentos que seriam priorizados no Jorge Novis, a Prefeitura utilizou dados da Regulação que apontaram os exames mais requisitados.
O Jorge Novis funcionará normalmente de segunda à sexta, das 7 às 19h.  No início de agosto o hospital vai receber o Mutirão de Cirurgias, programa do Governo do Estado realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. Serão realizadas cirurgias de hérnia, histerectomia total (útero) e colocistectomia (vesícula) e o cadastro já pode ser feito na Regulação Municipal. O hospital está preparado para atender à grande demanda do Mutirão, cuja expectativa é realizar mais de 500 cirurgias.