Saúde

SEMANA DA ENFERMAGEM tem dia de homenagens na Santa Casa Itabuna

Abertura foi no auditório Paulo Bicalho
Da Redação ,  Salvador | 09/05/2017 às 18:36
Abertura do evento
Foto:
Marcado pela comemoração do Dia do Enfermeiro (12 de maio) e Dia do Técnico de Enfermagem (dia 20), o mês de maio tradicionalmente registra uma série de homenagens aos profissionais da equipe de Enfermagem, considerada o coração da assistência hospitalar. Na Santa Casa de Itabuna, a Semana de Enfermagem é o momento de atualizações técnicas e de troca de conhecimento, evento que traduz ainda homenagem e reconhecimento a estas categorias profissionais.

Ainda na noite desta segunda-feira (8), a abertura do evento foi realizado no auditório Paulo Bicalho, com duas palestras: “Ética e sigilo profissional”, ministrada pela psicóloga Eneila Cerqueira; e “Protocolo de Segurança do paciente”, ministrado pela enfermeira Alessandra Araújo, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). “A escolha do tema central da Semana de Enfermagem, ‘Compromisso da enfermagem com a vida: ética e segurança do paciente’ é bastante atual e uma demanda real para quem faz o cotidiano da assistência”, declarou a enfermeira e Gerente de Enfermagem do Hospital Calixto Midlej Filho, Ana Paula Carqueija.

Já nesta terça-feira (09), a programação está concentrada no Hospital São Lucas, e contou com a realização de dois mine-cursos. Pela manhã, a enfermeira Larissa Nunes, ministrou o tema “Cuidados na Administração de Medicamentos”. “Foi uma atualização muito boa e todos gostaram muito. Ainda durante a tarde de hoje, teremos o segundo mine-curso ‘Prevenção de Broncoaspiração, Oxigenação de alto fluxo’, com o fisioterapeuta Anderson Reis”, detalhou a coordenadora de Enfermagem do Hospital São Lucas, Sayara Aragão.

A programação segue nesta quarta e quinta-feira, sendo no dia 10, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, mine-cursos com os temas “Mitos e Verdades na prevenção de Úlcera por Pressão (UPP)”, e “Cirurgia Segura”; e no dia 11, o mine-curso ALSINHO, com a enfermeira Renata Marques, no auditório do Hospital Manoel Novaes.  “Renovar o conhecimento e socializar boas práticas são metas do evento tão importantes quanto reconhecer e valorizar a equipe de enfermagem dentro de um hospital. Parabéns a todos os enfermeiros”, declarou Ana Paula Carqueija.