Saúde

VOLUNTÁRIAS SOCIAIS entregam óculos a 250 pessoas no Março Mulher

Uma boa iniciativa (Com informações Secom/GOV)
Da Redação , da redação em Salvador | 26/04/2017 às 13:31
Satisfação das pessoas
Foto: Alberto Coutinho
Duzentas e cinquenta pessoas foram atendidas durante a Feira Março Mulher receberam, na manhã desta quarta-feira (26), óculos de grau gratuitamente. Elas estavam entre as cerca de mil pessoas que passaram pelo médico oftalmologista e tiveram detectada a necessidade das lentes corretivas. A ação, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) no final do mês passado, em Salvador, realizou mais de 7,5 mil atendimentos em diversas especialidades médicas, como ginecologia, mastologia, além de consultas odontológicas e serviços de beleza, bem-estar e realização de documentos.

Nesta quarta, teve gente que chegou cedo na sede das Voluntárias Sociais, no Campo Grande, para receber os óculos, como a aposentada Nilda Ribeiro, primeira da fila e que há mais de dois anos usava os mesmos óculos. “Para quem é assalariado, como eu, é muito difícil, porque ou a gente compra comida, paga água e luz, ou usa 600 ou 700 reais do orçamento para conseguir fazer os óculos. No meu caso, até consulta com oftalmologista pelo SUS [Sistema Único de Saúde] estava muito difícil de conseguir. Ir na feira e fazer tudo no mesmo dia, de graça, foi uma alegria muito grande”, afirmou Nilda.

Para a dona de casa, Maria do Carmo Oliveira, não foi diferente. Emocionada, ela falou sobre voltar a enxergar melhor depois de trocar os óculos antigos, que já tinham 12 anos, pelos novos. “Eu estou muito agradecida. Não trabalho. Em casa, dependo apenas da renda do marido, nunca sobra dinheiro para comprar uma coisa linda dessa. Meu coração está batendo forte de tanta felicidade e já chorei hoje aqui, porque eu quase já não enxergava mais com a armação antiga, só andava olhando para o chão, com medo de cair por não ver as coisas na rua. Agora não, estou olhando pra frente, está tudo muito diferente”, comemorou.

A Feira Março Mulher e a entrega dos óculos integram uma série de ações promovidas pelas Voluntárias Sociais da Bahia, presidida pela primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, nas áreas de educação, saúde, bem-estar, e muitos outras. Segundo a diretora-geral, Leila Colangeli, as atividades fazem parte de um trabalho social muito importante desenvolvida pelas VSBA no estado. “A Feira Março Mulher foi um sucesso, esperávamos cerca de três mil pessoas e nos deparamos com quase dez mil mulheres no espaço que havíamos criado. Cadastramos todas as pessoas que foram à Cidade Baixa naquele dia e estendemos o atendimento, usando também instalações do Hospital da Mulher, um dos nossos parceiros na ação, e conseguimos fazer com que as pessoas tivessem acesso aos serviços. E é isso que tentamos fazer com todas as nossas ações, levar educação, trabalho e saúde para quem mais precisa”, explicou a diretora-geral