Saúde

Lauro de Freitas: Hospital Metropolitano será um dos maiores do estado

A unidade assumirá o posto de maior hospital da Bahia construído nos últimos dez anos
Mara Campos , Salvador | 09/03/2017 às 19:23
Maquete do novo HM
Foto: Divulgação

O projeto do Hospital Metropolitano foi apresentado em detalhes na tarde desta quinta-feira (9), no Cine Teatro de Lauro de Freitas, para mais de 400 pessoas representantes da sociedade civil. Na audiência pública, o secretario estadual de Saúde Fábio Villas-Boas e técnicos do órgão abordaram o processo de  implantação da unidade no município e sua rede de funcionamento.

A unidade assumirá o posto de maior hospital da Bahia construído nos últimos dez anos. A rede atenderá casos de urgência e emergência. “Uma unidade deste porte beneficiará não só a nossa cidade, mas a toda a Região Metropolitana. Estamos felizes com esta aquisição. Nós já visitamos o local e vamos buscar para que este seja o modelo de desenvolvimento sustentável no município”, disse a perfeita Moema Gramacho.

O governo do Estado vai investir cerca de R$150 milhões para construir e equipar a nova unidade. Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID através do PROSUS – Programa de Fortalecimento do SUS. Localizado às margens da Via Metropolitana que deve ser inaugurada no final deste semestre, o hospital vai sinalizar um novo vetor de desenvolvimento para o município de Lauro de Freitas.

 

Estrutura

O projeto prevê a construção em uma área de mais de 100 mil metros quadrados, dos quais 11 mil metros serão destinados à edificação das torres do Hospital. O restante será transformado em zona de reflorestamento e proteção ambiental. A unidade conta com três andares de internação e 265 leitos além de espaço de atendimento, emergência, diagnóstico por imagem e centro cirúrgico.

Ao todo são 30 leitos de UTI, dez leitos de unidade semi-intensiva, dez leitos destinados a pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), 60 unidades para a enfermaria ortopédica, mais 60 para enfermaria clínica, 60 leitos de enfermaria cirúrgica, ambulatório e centro cirúrgico.

De acordo com o secretario Fábio Villas-Boas, a previsão de conclusão da obra é maio de 2018. Todos os pavimentos do prédio serão construídos com a tecnologia steel deck, o que significa que as vigas e colunas serão pré-moldadas em alumínio com camadas de concreto e ferro. As paredes serão fabricadas em Dry Wall – placas de gesso. “Essa modalidade de construção é muito rápida e permitirá que o hospital fique pronto em dez meses”, explicou.

As obras serão iniciadas após processo licitatório. Segundo Villas-Boas, a previsão é que o edital de construção seja finalizado ainda este mês. “A empresa responsável pelo projeto enviará a versão final ao Banco Interamenricano de Desenvolvimento,  financiador da obra. Dando sequência serão abertos os processos licitatórios.  Encerradas estas etapas é só aguardar a ordem de início que virá do governador Rui Costa”, detalhou.

Localização

O Hospital Metropolitano será construído em uma área do Estado, situada em Areia Branca – zona rural de Lauro de Freitas – ao lado da Via Parafuso e Via Metropolitana. A localização estratégica permitirá acesso rápido de veículos oriundos também da Linha Verde. Linhas de transporte coletivo serão implantadas para garantir a acessibilidade.

Proteção Ambiental

Um amplo estudo sobre a fauna e a flora do local foi realizado para garantir a preservação das espécies encontradas. Cerca de 20% da área serão reservadas as mudas de árvores. Ao total serão plantados 350 exemplares retirados do entorno da unidade. 

Empregabilidade

Depois de concluído, hospital deve fomentar mais de mil empregos diretos. De acordo com Vilas-Boas, os profissionais serão selecioonados próximos à unidade. “Daremos prioridade aos profissionais que residirem no entorno, essa é mais uma meta para fazer com que as pessoas fixem residência na região”, disse.