Saúde

Autoridades da Nova Zelândia temem a explosão das baleias que morreram

Desastre ecológico dos mais graves
Da Redação , Salvador | 13/02/2017 às 21:20
Buracos estão sendo feitos nas barrigas para liberar os gases
Foto: Rex/Reuters
AUTORIDADES na Nova Zelândia estão planejando cortar buracos em 300 carcaças de baleia hoje para evitar que elas explodirem como eles se decompõem em Golden Bay depois de mais de 600 baleias ficaram encalhadas.

Centenas de socorristas conseguiram salvar cerca de 400 baleias-piloto na praia da Ilha do Sul no fim de semana depois de uma das maiores encaldas de baleias da Nova Zelândia.

Mas centenas de baleias morreram na praia eo Departamento de Conservação (DOC) isolou os corpos e exortou o público a chamá-los se encontrassem carcaças de baleias que flutuassem na praia e fossem lavradas nas praias próximas.

"A área está atualmente fechada ao público por causa do risco de as baleias explodirem", disse o departamento de conservação em comunicado.

Trabalhadores com roupas de proteção passarão o dia cortando buracos nas carcaças de baleias, "como balões", com facas e agulhas de dois metros para liberar gases internos que acumulam pressão, disse um porta-voz do Departamento de Defesa à rádio local.

Levaria vários meses para os corpos se decomporem e se transformarem em esqueletos.

As baleias sobreviventes foram vistas pela última vez nadando seis quilômetros (quatro milhas) offshore na noite de domingo, de acordo com DOC.