Saúde

Hospital Roberto Santos comemora centésima trombólise do ano

UAVC alcançou sua primeira centena de trombólises, número que a coloca entre as três mais produtivas do Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.
ASCOM HGRS , Salvador | 28/09/2016 às 12:11
Hospital Roberto Santos comemora centésima trombólise do ano
Foto: Divulgação

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Geral Roberto Santos realizou, na noite dessa segunda-feira, a centésima trombólise de 2016. Pioneira no Norte e Nordeste, a UAVC-HGRS aumentou quase 300% a oferta deste tratamento – utilizado para dissolver coágulos nos vasos do cérebro em casos de AVC isquêmico – desde sua inauguração, há quatro anos. 

Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2013, foram 45 trombólises realizadas pela unidade. No mesmo período de 2014, o resultado passou para 53. Em 2015, o crescimento passou a ser ainda mais significativo, chegando a 91. Neste ano, antes mesmo de o ano se encerrar, a UAVC alcançou sua primeira centena de trombólises, número que a coloca entre as três mais produtivas do Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.

Na avaliação no neurologista Pedro Antonio Pereira – idealizador e coordenador médico da UAVC no HGRS –, os índices positivos são frutos da dedicação e do trabalho em equipe. “É a prova que nós podemos fazer muito no Hospital Roberto Santos”, afirma.

Ludimila Muniz – coordenadora de enfermagem que também participou do processo de implantação da unidade – completa: “além do empenho dos profissionais da UAVC, o Acolhimento com Classificação de Risco adotado na Emergência pela administração do hospital, no último ano, fez toda diferença”.

De acordo com ela, a terapia trombolítica é um tratamento com comprovada eficácia na redução de sequelas e melhoria da capacidade funcional de indivíduos que sofreram um AVC. “O fato de termos condições de ajudar tantas famílias nos dá ainda mais energia para seguir em frente, com vontade de fazer muito mais”, completa.

Outubro

Para comemorar o mês de combate ao acidente vascular cerebral, a UAVC lançará, no próximo dia 25, uma cartilha com orientações de prevenção à doença. Na programação, haverá, ainda, atividades de sensibilização dos agentes comunitários de saúde e suas comunidades sobre a gravidade do mal, a importância do tempo no tratamento e quais os serviços habilitados a lidar com elas com excelência em Salvador. Estas acontecerão nas três primeiras terças-feiras do mês de outubro: 4, 11 e 18.

Já o serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Geral Roberto Santos promoverá, no dia 20 de outubro, o mutirão de prevenção do AVC, com rastreamento da doença carotídea. Serão selecionados 100 pacientes maiores de 50 anos que tenham um dos fatores de risco: hipertensão, diabetes, dislipidemia, tabagismo, coronariopatia e/ou história prévia de AVC.

Todos os eventos ocorrerão no edifício anexo ao HGRS. Os horários serão divulgados, em breve, na página da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)