Saúde

Artistas aderem à campanha do Hemoba e doam sangue

A ação na unidade é resultado da campanha "Amigos do Roberto Santos", que visa garantir as 50 bolsas diárias de sangue que o hospital precisa para funcionar plenamente
Comunicacao Governo da Bahia , Salvador | 27/07/2016 às 19:13
Os cantores Falcão, Pierre Onássis e Maylssonn
Foto: Rennan Calixto/GOVBA

Pierre Onassis, Falcão (GuigGhetto), Alex Maxx (Swingão do Maxx) e Maylssonn (ex-TheVoice) visitaram, nesta quarta-feira (27), a unidade itinerante (Hemóvel) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estacionada na área em frente ao Auditório Central do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, em Salvador, para incentivar voluntários a doar sangue e realizar o cadastramento voltado à doação de medula óssea. A ação na unidade é resultado da campanha "Amigos do Roberto Santos", que visa garantir as 50 bolsas diárias de sangue que o hospital precisa para funcionar plenamente.

Outra unidade móvel se encontra no pátio da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os veículos permanecem nesses locais até esta sexta-feira (29), atendendo das 8 às 17h. No Roberto Santos, além de doarem sangue, os artistas aproveitaram a ocasião para visitar a ala pediátrica da unidade. 

“Doar é se doar. Toda vez que a gente participa de uma campanha como essa, que tem a finalidade de fortalecer a vida, é um momento muito importante. Essa generosidade tem que partir de nós. É o mínimo que podemos fazer. Por isso, eu aconselho a quem tiver a disponibilidade de doar que venha, doe, traga vida, que é o que o sangue representa”, afirmou o cantor Pierre Onassis.

As unidades itinerantes da Hemoba, que desta vez estão no HGRS e na Prodeb, buscam facilitar o dia a dia dos doadores que desejam doar, mas não possuem um ponto de coleta próximo de sua residência. De acordo com a assistente social da Fundação, Mariana Leal, o Hemóvel tem como objetivo aproximar o doador da campanha: “É mais fácil receber a doação estando presente em várias localidades”. Segundo ela, por isso, o objetivo da Fundação “é fidelizar esse doador”, permitindo que, dentro do possível, essa pessoa faça a doação. Homens podem doar a cada dois meses, mulheres a cada três. “A gente só tem sangue se tiver doador”.

O Hemóvel, estacionado em frente ao Roberto Santos desde terça (26), vai coletar material dos voluntários, atendentes do hospital e familiares dos pacientes. A expectativa é que diariamente seja feita a triagem e 120 pessoas. Para atender às diversas demandas que chegam à Agência Transfusional do HGRS são necessárias 50 bolsas de sangue/dia. Atualmente, a unidade hospitalar opera com apenas com um quinto deste número, tornando recorrentes as remarcações de cirurgias eletivas.

 

Mobilização de servidores

A unidade de coleta estacionada no pátio da Prodeb faz parte de uma campanha para estimular os funcionários da empresa a se cadastrar e efetivar a doação. Mas a iniciativa busca alcançar também os servidores das secretarias do Estado presentes no CAB. “A nossa ideia é agregar e trazer servidores de todas as secretarias, além dos nossos funcionários. Para isso, fizemos uma campanha de mobilização contando com o apoio de todas as assessorias de comunicação dos órgãos estaduais para divulgar essa campanha tão importante”, afirmou o representante da Prodeb, Wendy Katayose,

Além de melhorar o nível do estoque de bolsas de sangue, a ação tem o objetivo de desmistificar o processo de coleta de medula óssea e estimular o cadastro de novos doadores. Para isso, a iniciativa conta ainda com o apoio dos ‘Doadores por Amor’, grupo sem fins lucrativos e políticos, formado por profissionais de diversas áreas, que busca sensibilizar a população quanto à importância da doação.

Voluntária da organização, Queli Alves ressalta que a ação do grupo tem o propósito de conseguir o maior número possível de pessoas cadastradas como doadores voluntários de medula óssea, “porque o índice de compatibilidade é de uma pessoa a cada 100 mil. Quanto mais doadores cadastrados, maior a chance de uma compatibilidade. É muito gratificante ver as pessoas se interessando, buscando fazer o cadastro, vindo doar. Realmente, não tem preço”.

 

Critérios para a doação

Para doar sangue, é preciso apresentar documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal). O candidato também deve pesar acima de 50 quilos, estar bem descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos, além de não fumar por pelo menos duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.