Saúde

Estado, municípios e Forças Armadas se unem no combate à dengue

Ação acontecerá neste sábado de forma conjunta
Secom , Salvador | 12/02/2016 às 19:27
Ministro da Saúde participa da campanha na Bahia
Foto: DIV
Seis mil e seiscentos militares das Forças Armadas e agentes de saúde pública realizam, das 8 às 18h deste sábado (13), uma série de ações de combate ao aedes  aegypti na Bahia, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro. As atividades integradas fazem parte da segunda etapa da Operação Força Amiga, que acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros. Ao todo, mais de 220 mil militares estarão mobilizados
 para o enfrentamento do inseto.

Esta fase da operação é focada na conscientização a respeito dos riscos da proliferação do mosquito e dos efeitos negativos das doenças provocadas pelo inseto.  Os voluntários vão visitar residências e estabelecimentos comerciais e orientar a população por meio do diálogo e da entrega de material gráfico.

“Vamos motivar à população a abraçar essa causa. Não é possível acabar com o mosquito sem o apoio das pessoas. Queremos a colaboração delas nesse esforço nacional”,  afirmou o comandante da 6ª Região Militar, general Arthur Costa Moura, durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (12), no Quartel da MourariA.

A campanha, desenvolvida pela 6ª Região Militar, 2º Distrito Naval, Base Aérea de Salvador e por agentes de saúde do estado, reforça as ações que já são realizadas  na Bahia pelo governo estadual. Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras (oeste), Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Ilhéus, Itabuna (sul), Vitória da Conquista (sudoeste), Juazeiro (norte), Camaçari ,Santo Antônio de Jesus (RMS), Porto Seguro  (extremo sul), Alagoinhas (nordeste) e Jequié (centro sul) contarão com representantes dos governos federal e estadual, além das Forças Armadas, que também atuarão em cinco cidades do estado de Sergipe. 

Entre as presenças confirmadas na ação deste sábado também estão a a secretária executiva da Casa Civil da Presidência da República, Eva Chiavon, em Vitória da  Conquista, do secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, em Barreiras, do ministro interino da Secretaria da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, em Feira de Santana, e do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, em Camaçari.

Aplicativo para denúncias

Para quem quiser contribuir com denúncias, o Governo do Estado abriu um novo canal de comunicação por meio do aplicativo Caça-mosquito. Disponível apenas para  plataforma Android, o software serve para que os focos do mosquito sejam apontados pela população. Como resposta às denúncias, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) envia agentes de endemias para eliminar as larvas. Até o momento, dez mil downloads já foram
 realizados e mais de 30 mil notificações registradas.  

“O aplicativo foi lançado no início de janeiro e muita gente já baixou nos celulares. Ele nos ajuda na missão de conter a proliferação do mosquito, eliminando  os focos. Nós queremos chegar a um milhão de denúncias até o final de março. Ele é muito importante para o combate ao aedes aegypti”, destacou o subsecretário estadual da Saúde, Roberto Badaró.