Salvador

PREFEITURA REABRE QUARTO GRIPÁRIO DA CAPITAL NO BAIRRO DE PIRAJÁ

Esse é o quarto Gripário colocado em funcionamento pela Prefeitura para reforçar a rede de urgência e emergência na cidade
Golden Assessoria , Salvador | 21/01/2022 às 19:26
Prefeitura reabre quarto Gripário da capital no bairro de Pirajá
Foto: Divulgação

A Unidade Dedicada Ao Atendimento das Síndromes Gripais, mais conhecida como gripário de Pirajá/Santo Inácio, foi reaberta nesta sexta-feira (21), anexa à UPA da localidade.

Esse é o quarto Gripário colocado em funcionamento pela Prefeitura para reforçar a rede de urgência e emergência na cidade.

O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, afirmou que a reabertura da unidade faz parte dos esforços da gestão para evitar o colapso do sistema de saúde no setor de urgência e emergência.

“Montamos uma estrutura complementar temporária robusta para assegurar o acolhimento dos pacientes que necessitam do atendimento de urgência na cidade. Com a reabertura de mais um Gripário e a remodelagem das quatro Mini UPAs temos a expectativa de aliviar o sistema e dar maior acesso aos serviços de saúde à população soteropolitana”, afirmou.

O gripário, administrado pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED), volta a funcionar com toda a capacidade. O local estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, com 12 leitos, sendo dois de estabilização para acolhimento de pacientes em estado mais grave das síndromes gripais como H1N1, H3N2, Covid, Influenza e outros vírus.

No total, cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. Gripario terá a capacidade de atender cerca de 300 pessoas por dia.

“Temos equipes qualificadas e com expertise na prestação da assistência em unidades com esse perfil. Nosso foco é garantir um atendimento de qualidade, sempre baseado na humanização e segurança para o paciente”, explicou José Saturnino Rodrigues, presidente da FABAMED.