Salvador

Nova Praça do Popular proporciona lazer para famílias no Bairro da Paz

O equipamento foi entregue na noite da terça-feira (26) pelo prefeito Bruno Reis
Secom Salvador , Salvador | 27/01/2021 às 12:08
Nova Praça do Popular proporciona lazer para famílias no Bairro da Paz
Foto: Betto Júnior/Secom

Moradores do Bairro da Paz foram beneficiados com a entrega da nova Praça do Popular, localizada na Rua da Resistência. O equipamento foi entregue na noite da terça-feira (26) pelo prefeito Bruno Reis, que esteve acompanhado pelo titular da Secretaria de Manutenção (Seman), Luciano Sandes, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro.

 

O espaço, que antes era uma área subutilizada e sem atrativos, foi requalificado e passa a proporcionar diversão gratuita para as famílias que residem nas comunidades do entorno. Com investimento de R$130 mil, a praça possui 437 m² de área, com atrativos para todos os públicos.

 

“Houve uma grande diferença quando comparamos o antes com o agora. Este local era abandonado, o mato tomava conta e os mobiliários que existiam estavam deteriorados. Com essa nova estrutura, as crianças vão poder curtir uma série de brinquedos. A galera mais velha poderá realizar atividade física para manter a forma. Quem gosta de dominó, dama, baralho também passa a ter espaço para jogar” destacou o prefeito Bruno Reis.

 

Atrativos – Para as crianças, por exemplo, há um parque infantil com gangorras, Casa do Tarzan, escorregador, balanço e amarelinha. Além disso, a praça abriga uma academia de saúde com simuladores de esqui individual, de cavalaria simples, de remo e de giro vertical triplo. Ideais para quem deseja praticar alongamentos e exercícios de baixa intensidade.

 

A intervenção também priorizou itens de acessibilidade, permitindo que pessoas com dificuldade de locomoção possam desfrutar do ambiente sem transtornos. Foram colocados, portanto, piso tátil e rampas para cadeirantes.

 

Já a iluminação foi modernizada com refletores em LED, o que proporcionou mais eficiência e economia energética. O espaço dispõe ainda de 165 m² de área verde com plantio de gramado e árvores de médio porte.

 

Satisfação – A nova Praça do Popular agradou moradores do bairro como a atendente de caixa Valcir Pereira, 51 anos. Ela contou que a região carecia de um espaço público de lazer e que pretende frequentá-lo pelo menos um dia na semana. “Sempre quando puder, virei aqui passar um tempo com meu neto. Tem brinquedos para ele se esbaldar à vontade. Para mim, que gosto de caminhar, vou procurar reforçar as atividades físicas usando a academia”.

 

Para o pedreiro Régis dos Santos, 49 anos, o espaço requalificado passa a trazer uma nova dinâmica para o Bairro da Paz: “É um equipamento que vem para proporcionar mais ocupação e movimento. As famílias vão poder se divertir sem precisar se deslocar para outro ponto da cidade”, afirmou.

 

Contenção – Na ocasião, o gestor municipal autorizou o início de mais uma intervenção no Bairro da Paz. A localidade será beneficiada com uma contenção de encosta que será construída na Travessa Manoel Devoto. O investimento será de R$223 mil. “Nesse período que antecede as chuvas tomamos decisões para proteger a população. A estimativa é que esta obra dure 90 dias para ser concluída”, assegurou Bruno Reis.

 

Balanço – Desde 2013, mais de 450 praças foram construídas ou requalificadas pela Prefeitura na capital baiana – outros 155 equipamentos estão em obras.  De acordo com a Desal, pelo menos 80% das praças entregues nos últimos oito anos estão em bairros carentes.