Salvador

Igreja Santa Rita de Cássia reabrirá dia 26 de novembro

Fechada para revitalização, e posteriormente, por causa da pandemia, a paróquia retomará suas atividades prevendo todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde
AC Comunicação , Salvador | 25/11/2020 às 16:02
Igreja Santa Rita de Cássia reabrirá dia 26 de novembro
Foto: divulgação
A Igreja de Santa Rita de Cássia, no Largo de Santa Rita, em Matatu de Brotas, será reinaugurada dia 26 de novembro (quinta-feira), após nove meses fechada. A missa de reabertura acontecerá às 19h, e será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, e concelebrada pelo diretor geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, Pe. Júlio Cesar de Mello Almo (sjc), além do pároco Pe. Edson Ferreira Menezes (sjc) e sacerdotes convidados.

Inicialmente, o fechamento se deu para uma ampla reforma, que durou cerca de sete meses, e devido ao cenário de pandemia, as atividades permaneceram ocorrendo, desde então, no Centro Paroquial. Durante o rito da missa de reinauguração haverá a benção do altar. Devotos e paroquianos serão recebidos respeitando todas as normas de distanciamento e prevenção que o momento de pandemia exige.

A Igreja tem capacidade de acolher 100 pessoas em tempos normais, mas, nesse período, estará acolhendo 20 pessoas, por vez, para as missas e visitas. “Na noite de reinauguração estaremos nos organizando para que todos os devotos possam entrar na Igreja. Para isso é importante o agendamento através da secretaria paroquial”, reforça o pároco local. O telefone da secretaria paroquial é o 71 3389-4836. A missa também será transmitida em um telão montado do lado externo da Igreja e pelo canal no YouTube Paróquia Santa Rita de Cássia Salvador – Bahia.

Revitalização – A Igreja de Santa Rita de Cássia, instituída Paróquia em 19 de maio de 1972, foi presenteada por seus devotos com seus esforços para a realização das obras de restauração, incluindo, a renovação da fachada, que ganhou um painel de cerâmica com a pintura da imagem da Santa; quatro novos bancos; novas luminárias, além de móveis e ventiladores. O altar, antes de alvenaria, foi substituído por mármore, usado também no piso e em detalhes de molduras buscando reforçar a releitura da arquitetura colonial.

A acústica do espaço também ganhou melhora com o rebaixamento do teto com gesso. O sino de bronze foi restaurado, tendo sido instalado também um novo sino eletrônico. Muitas foram as mudanças, porém, preservaram-se algumas coisas da antiga Igreja, a exemplo dos vitrais da parede lateral. A Igrejinha de Santa Rita de Cássia ganhou novo aspecto para abrigar toda a sua grande comunidade de devotos em Salvador.

 

 

 

SERVIÇO

 

Reinauguração da Igreja de Santa Rita de Cássia

 

Local: Largo de Santa Rita, 2, Matatu de Brotas, Salvador (BA)

 

Data: 26 de novembro (quinta-feira)

 

Horário da missa: 19h

 

Agendamento de acesso a missa e visitação pelo telefone: 71 3389-4836