Salvador

Nova geomanta oferece mais segurança a moradores do Dique do Tororó

Geomanta foi entregue nesta segunda-feira (19) pelo prefeito ACM Neto
Secom Salvador , Salvador | 19/10/2020 às 17:00
Nova geomanta oferece mais segurança a moradores do Dique do Tororó
Foto: Valter Pontes

O sentimento de insegurança causada pela encosta da Vila Santos de Baixo, na região do Dique do Tororó, já ficou no passado para cerca de 500 moradores que vivem na localidade. Isso porque a área de 530m² passou a ser protegida pela geomanta, instalada pela Prefeitura e entregue nesta segunda-feira (19) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo.

 

“Sabemos da dificuldade e sofrimento de alguém que vive no pé de uma encosta, a intranquilidade que isso provoca nas famílias. É com o objetivo de mudar isso que a Prefeitura já fez mais de 300 ações de contenção e proteção de áreas de risco desde 2013”, relatou ACM Neto.

 

Residente há quase dez anos em uma das casas situadas no alto da encosta, a vendedora Cláudia Santos, de 41 anos, relatou o alívio após a intervenção. “Tinha bastante mato e árvores grandes, muitos insetos e, quando chovia, a gente tinha aquele medo todo. Queríamos até fazer, mas é uma obra que gasta muito e não tínhamos recursos. Agora tá outra coisa, dá mais segurança e a rua ficou até mais limpa. Estamos bem felizes com essa ação.”

 

Avanços – Através de números, o diretor da Codesal destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Município durante o ano todo no sentido de preservar vidas. No caso das geomantas, a técnica adotada desde 2016 na cidade já protege 195 áreas de risco. “Mais 40 ordens de serviço já estão em curso para que, nos períodos chuvosos, haja segurança. Mesmo com toda a chuva de ontem, por exemplo, a população daqui da Vila Santos de Baixo passou a contar com a normalidade que até então não tinha, de acordo com relatos dos próprios moradores”, disse Macêdo.

 

Esta é a quarta área de risco protegida pela técnica de PVC e geotêxtil entregue pela administração municipal apenas em outubro. A medida já beneficiou este mês a 1ª Travessa Pacheco de Oliveira, na Fazenda Grande do Retiro; a Rua Nova do Sossego, em Cosme de Farias; e a Alameda 7, na comunidade de Três Mangueiras, em Canabrava. Nessas três, o total de área protegida é 4 mil m² e investimento municipal de R$553 mil.