Salvador

Alto das Pombas é beneficiado com 190 novos pontos de luz em LED

A nova iluminação foi entregue pelo prefeito ACM Neto na noite desta segunda-feira (28)
Secom Salvador , Salvador | 29/09/2020 às 09:14
Alto das Pombas é beneficiado com 190 novos pontos de luz em LED
Foto: Valter Pontes/Secom

A comunidade do Alto das Pombas, na Federação, foi beneficiada com 190 novos pontos de luz em LED, distribuídos por 47 logradouros. A mais nova etapa do programa Iluminando Nosso Bairro, fruto de um investimento de R$218,6 mil, foi entregue pelo prefeito ACM Neto na noite desta segunda-feira (28), no final de linha da localidade. 

 

Até o final do ano, mais 30 localidades devem ser contempladas com o programa, totalizando 80% dos bairros de Salvador com iluminação totalmente modernizada e renovada. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), viabiliza a instalação de luzes mais potentes, que servem de reforço para contribuir com a segurança e conforto da população, gerando ainda mais economia aos cofres públicos.  

 

“Esse mês já é o quarto bairro beneficiado com o programa. Na semana passada, estivemos em Pau da Lima e hoje aqui em mais uma localidade que recebe o Iluminando Nosso Bairro. Para mim, uma região especial, por ser vizinha ao bairro da Federação, onde vivi grande parte a minha vida”, comentou o prefeito. 

 

ACM Neto destacou a amplitude do programa, lembrando que a localidade beneficiada tem a troca das luzes amarelas pela iluminação em LED em todas as ruas. “A gente chega com Iluminando Nosso Bairro e modifica a iluminação de todos os logradouros. Se está dentro da poligonal do bairro, a gente faz a substituição por LED, que não muda apenas o aspecto visual, mas principalmente reforça a sensação de segurança. Eu diria que esse é o principal elemento da ação”, reforçou.  

 

Outras ações - O prefeito lembrou ainda de outras iniciativas da Prefeitura na localidade, a exemplo do programa Casa Legal, que promoveu a regularização fundiária de centenas de moradores, e o Morar Melhor, que reformou as moradias de famílias mais pobres. 

 

Critérios - Um dos critérios para a implantação do Iluminando Nosso Bairro é o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), priorizando localidades mais periféricas. Lançado desde março de 2019, somente este mês a iniciativa beneficiou, além do Alto das Pombas, o Pau da Lima (1.211 pontos espalhados por 182 ruas), a Lapinha (onde foram colocados 254 pontos distribuídos por 47 vias) e o Cabula VI (com instalação de 746 pontos em 49 ruas). 

 

No primeiro semestre deste ano, a Dsip já executou a modernização em 822 logradouros, com a substituição de 8.106 pontos.  As melhorias também foram executadas no Barbalho, Barra, Comércio, Lapinha, Palestina, Pau da Lima, Pau Miúdo e Pituba. Outros 43 bairros estão em execução no programa, totalizando 13.598 pontos em LED. 

 

Em 2019, o programa contemplou 893 logradouros com o total de 5.925 pontos em LED, incluindo localidades como Bairro da Paz, Calabar, Liberdade, Pernambués, São Caetano, Valéria e Nova Constituinte.