Salvador

Testagem para o novo Coronavírus contempla escolas em Alto de Coutos

Estudantes, professores e funcionários foram testados
Ascom Educação , Salvador | 18/09/2020 às 17:46
Testagem para o novo Coronavírus contempla escolas em Alto de Coutos
Foto: Divulgação

O Alto de Coutos foi o bairro que recebeu, nesta sexta-feira (18), a aplicação dos testes para o novo Coronavírus, que vem sendo realizada nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Ana Cristina Mata Pires foram atendidos na própria unidade escolar, como parte da segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado. Na segunda-feira (21), a testagem acontece no Colégio Estadual Praia Grande, em Paripe, com a própria comunidade escolar.

 

O professor de Matemática, Ivan Velloso, falou sobre a iniciativa. "É fundamental para a nossa segurança, para a gente ter uma base real de como estamos hoje de saúde. E esta ação da SEC pode nos dar uma base oficial do que está acontecendo com a comunidade em relação ao novo Coronavírus", explicou.

 

Para Eliane de Souza, mãe da estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Edilane Vasconcelos, a ação ameniza as dificuldades promovidas pela pandemia. "Sem muitos recursos, não temos condições de oferecer uma testagem para os nossos filhos e fico muito agradecida da escola nos dar esta oportunidade".

 

Como acontece a testagem - A testagem, realizada em parceria entre as secretarias estaduais de Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), acontece de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha, Alto da Terezinha, São Tomé de Paripe, Paripe, Coutos, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Periperi, Mirantes de Periperi e Vista Alegre de Coutos. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

 

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

 

Confira o calendário:

 

Em Periperi, as escolas receberão suas próprias comunidades escolares. No Colégio Estadual Praia Grande, a testagem será no dia 21 de setembro; no dia 22, no Colégio Estadual Nelson Mandela; já no dia 23 acontece a testagem no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima. Já no Colégio Estadual Lindembergue Cardoso, os testes serão no dia 24 de setembro.

 

- O Colégio Estadual Maria Anita, escola-polo do bairro Mirantes de Periperi, receberá sua própria comunidade escolar no dia 23 de setembro.

 

- No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.

 

- E em Vista Alegre de Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Monteiro Lobato, receberá, também, no dia 24 de setembro, sua própria comunidade escolar.