Salvador

Apaes da Bahia realizam ações no combate ao Covid-19

Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais estão fazendo um trabalho de conscientização junto às famílias atendidas, além de produzirem e doarem máscaras para assistidos e funcionários
Andréa Castro , Salvador | 28/04/2020 às 16:05
Apaes da Bahia realizam ações no combate ao Covid-19
Foto: Divulgação

Diante da necessidade de proteção, cada vez mais presente no cotidiano por conta da pandemia do novo coronavírus, Associações de pais e Amigos dos Excepcionais de diversos municípios do estado engataram novas ações de combate ao Covid-19. O acompanhamento e a concientização junto às famílias em suas casas e a produção e doação de máscaras para colaboradores e assistidos já se espalharam pela Bahia.

  Feira de Santana, Paulo Afonso, Ilhéus, São Francisco do Conde, Santa Maria da Vitória e Condeúda são alguns dos locais onde as Apaes já se mobilizaram, inclusive contando com a ajuda de familiares das pessoas assistidas pelas associações, na produção das máscaras. No município de Itanhém, os representantes da Apae estão indo até as casas das famílias para saber como estão se protegendo, se tem alguém com sintomas e reforçar as informações de prevenção e cuidados.

Vale lembrar que as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas fazem parte do grupo de risco com maior vulnerabilidade a complicações devido ao novo coronavírus. As máscaras faciais já são, comprovadamente, uma importante ferramenta de proteção ao Covid-19, sendo eficazes na redução da possibilidade de contágio. “Essas ações representam o espírito de luta das associações do movimento das Apaes, que, mesmo em dias tão difíceis, se mobilizam para superar desafios”, ressalta Narciso Batista, presidente da Federação das Apaes do Estado – Feapaes-BA.