Salvador

Prefeitura anuncia novos leitos de UTI contra a Covid-19

ACM Neto diz que soma esforços com governo estadual e vai dialogar com a União para ampliar suporte a pacientes
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/04/2020 às 17:34
Prefeito ACM Neto
Foto: Max Haack/Secom

A Prefeitura formalizou hoje (21) a implantação de 39 novos leitos de UTI contra o novo coronavírus. Esses leitos estão distribuídos da seguinte forma: 10 no Hospital Municipal (HMS), 5 no Hospital Português (HP), 14 no Hospital Santa Izabel (14) e 10 pediátricos no Hospital Martagão Gesteira (HMG). Desses, oito já estão ocupados: cinco no HMS e 3 no HSI. 

  O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) de feriado pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Saúde, Leo Prates, em coletiva virtual no Palácio Thomé de Souza, que contou ainda com as presenças de representantes dos hospitais filantrópicos e do vice-prefeito Bruno Reis. Ontem (20), ACM Neto já havia apresentado à imprensa 83 novos respiradores adquiridos pelo Executivo municipal que serão fundamentais para a ampliação do atendimento aos casos graves da doença. 

  "Ainda não chegamos a um estágio de pré-colapso do nosso sistema de saúde. Hoje, Salvador ainda tem uma situação mais confortável em relação a outras cidades. Mas estamos nos preparando. Se não houver contenção, se as medidas de isolamento social não forem respeitadas, se houver um relaxamento das pessoas, há risco concreto de que, em maio, a gente tenha um crescimento mais intenso dos casos de Covid-19. Por isso, pedimos que as pessoas continuem em casa e, se houver necessidade de sair, que o façam usando máscaras. Nós estamos fazendo os esforços necessários para evitar o pior", disse ACM Neto. 

  Ainda essa semana, a Prefeitura deve entregar os 47 novos leitos do Itaigara Memorial, no Caminho das Árvores, unidade de saúde que foi requisitada pelo município para atender pacientes em estado grave. Na semana que vem, será a vez do hospital de campanha montado no Wet'n Wild, com mais 50 vagas. Na primeira fase de ampliação, serão 163 novos leitos de UTI e de enfermaria, incluindo os 39 de hoje. 

  A meta da Prefeitura é implantar, somente com os esforços do município, 250 novos leitos apenas de UTI para tratar pacientes do novo coronavírus, divididos em duas fases e a depender da evolução dos casos na capital baiana. Somando-se os leitos de enfermaria, a quantia prevista é de 438. 

  "Estamos trabalhando em conjunto com o governo do estado e também com a rede filantrópica e até privada para ampliar ainda mais isso. A meta é, no total, com os esforços de todos os envolvidos, possamos disponibilizar 700 novos leitos contra a pandemia na cidade", disse ACM Neto. Antes da Covid-19, Salvador já tinha quase 1.300 leitos de UTI, calculando as vagas nas redes pública e privada. 

  Diálogo - ACM Neto afirmou que, além do diálogo com o governador Rui Costa (os dois conversaram ontem via videoconferência e anunciarão em breve publicação de decretos em conjunto para ampliar o combate à Covid-19), vai conversar com o presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira. "Fui convidado para um encontro com o presidente e estarei presente em Brasília. A nossa ideia é somar esforços. É o que temos de fazer nesse momento", salientou. 

  O prefeito, respondendo a questionamentos da imprensa, também disse que ainda não há previsão da cidade retomar a normalidade e reduzir o isolamento. Os decretos de restrição valem, inicialmente, até 4 de maio, mas podem ser prorrogados para depois do Dia das Mães, inclusive a suspensão de atividades comerciais. 

  "No próximo dia 27 vou conversar com entidades ligadas ao comércio para fazer uma avaliação da situação. Estamos preocupados também com a questão econômica, claro, e temos feito esforços para ajudar sobretudo os mais pobres. Mas a prioridade continua sendo salvar vidas", concluiu.