Salvador

OBRA DE GILSON CARDOSO ALERTA PARA CUIDADOS EM DEIXAR PRAIA LIMPA

Equipamento no Porto da Barra alerta para descarte adequado do lixo
Da Redação , Salvador | 11/02/2020 às 18:00
A obra configura uma onda com garrafas pet
Foto: BJÁ

Quem passa pelo Porto da Barra, a partir desta terça-feira (11), é atraído por uma obra instalada bem próximo ao Forte Santa Maria. Idealizado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), o equipamento tem como intuito conscientizar frequentadores das praias de Salvador sobre a importância de recolher o próprio resíduo após o banho de mar.

Desenvolvida pelo artista plástico Gilson Cardoso, juntamente com uma equipe de 20 pessoas, a estrutura representa uma onda. O equipamento tem 2,4m de altura por 3,5m de comprimento e, sobre uma base de ferro, foram colocadas cerca de 600 garrafas pet de água mineral.

A instalação artística é parte do projeto “A Onda é Preservar - Praia Boa é Praia Limpa”, que, durante os meses de janeiro e fevereiro, vem percorrendo as praias da cidade e das ilhas pertencentes ao município. Realizadas de sexta-feira a domingo, as ações envolvem cerca de 25 agentes de educação ambiental espalhados na faixa de areia distribuindo sacolas biodegradáveis, além de "lixocar” ecológico, com o objetivo de orientar sobre a forma mais adequada de descartar os resíduos gerados nesses espaços.