Salvador

Seman realiza remoção de árvore caída no Barbalho

Não houve feridos e a equipe da Seman fez a remoção do tronco e dos galhos do local
Secom Salvador , Salvador | 05/02/2020 às 19:43
Seman realiza remoção de árvore caída no Barbalho
Foto: divulgação
A manutenção de árvores é um serviço necessário e ajuda a prevenir acidentes com a queda de galhos e do próprio vegetal. Na manhã desta quarta-feira (5), uma árvore caiu no bairro do Barbalho, na Rua Vital Rego, em cima de três veículos, interditando parte da via. Não houve feridos e a equipe da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) fez a remoção do tronco e dos galhos do local.
  Durante o mês de janeiro, a Seman registrou 87 ocorrências, entre as quais 62 foram de queda de árvore e 45 de queda de galhos. As ocorrências foram registradas em bairros como Barra, Itapuã, Patamares, Stiep, Rio Vermelho, Castelo Branco, Alphaville e Pituba. Em 2019, 301 árvores e 107 galhos caíram na cidade.
  Para evitar a queda, a população pode solicitar o serviço de poda ou de supressão de árvores por meio do Fala Salvador 156 ou pelo site www. falasalvador. ba. gov. br. Em um prazo de até 45 dias, técnicos habilitados vão ao local para fazer a vistoria e incluir a demanda na programação de serviços da secretaria. É o engenheiro agrônomo que recomenda o que precisa ser feito com o vegetal e qual o tipo de poda mais adequado.
  A poda visa, além do aspecto paisagístico, a manutenção de boas condições fitossanitárias do vegetal, pois são retirados galhos quebrados, galhos que indicam problemas e que podem cair, com ervas de passarinho, parasitas e árvores envelhecidas. A poda também confere maior estabilidade à árvore para suportar os ventos mais fortes e as chuvas. Isso porque as gotas exercem sobrepeso na parte superior dos vegetais, efeito minimizado com o serviço.
  O corpo técnico da Seman é formado por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e biólogos. Para a manutenção das árvores são utilizados motosserras e motopodas, além de caminhão com caçamba elevatória. As ações de poda são realizadas diariamente pela Seman, inclusive no período noturno nos principais corredores de tráfego da cidade.
  É proibido podar ou suprimir árvores sem a autorização prévia. Mesmo em área particular, quem realiza o serviço precisa ter um alvará expedido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).