Salvador

Embasa flagra bar abastecido por “gato” na Cidade Baixa

Técnicos se dirigiram ao local após receberem denúncias anônimas de moradores descontentes com casos de falta d’água
Comunicação Embasa , Salvador | 22/01/2020 às 18:20
Embasa flagra bar abastecido por “gato” na Cidade Baixa
Foto: divulgação
Em mais uma ação de combate a fraude no consumo de água e redução de perdas nos sistemas de abastecimento, a Embasa identificou e retirou várias tubulações clandestinas utilizadas para abastecer um bar na Rua Duarte da Costa, na Vila Rui Barbosa, na Cidade Baixa. Técnicos se dirigiram ao local após receberem denúncias anônimas de moradores descontentes com casos de falta d’água associados ao elevado desperdício de água provocado pelo estabelecimento. “Retiramos diversas derivações de ramais instalados indevidamente e realizamos os cortes com rigor, de forma a dificultar novas fraudes”, contou a gerente comercial da Embasa, Cristiane Gomes.
  O bar possui duas ligações inativas, que passaram por corte por falta de pagamento, uma com nove meses de débito e outra com mais de 49 meses (mais de quatro anos). “O estabelecimento é reincidente em casos de fraude e tem R$ 5,9 mil em dívidas acumuladas com a empresa. Além disso, eles deverão pagar uma multa que incluirá a estimativa do consumo durante o período em que persistiu a ligação fraudulenta”, complementa a gestora. O bar não estava em funcionamento no momento da operação, mas os responsáveis deverão prestar esclarecimentos na 3ª Delegacia Territorial, no bairro do Bonfim. A ação contou com apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica.
  Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.