Salvador

Prefeitura dialoga com família Mário Cravo para reconstruir monumento

Membros do Executivo municipal vistoriam local do incêndio e pedem reforço da segurança no Comércio_
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/12/2019 às 07:55
Só restou estrutura metálica
Foto: Secom

Representantes da Prefeitura estiveram no final da tarde de hoje (21) no Comércio para avaliar as medidas que serão tomadas diante da destruição feita pelo fogo ao Monumento à Cidade de Salvador. O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, salientou que a escultura de Mário Cravo, um dos cartões postais da cidade, terá que ser reconstruída do zero, como já determinou o prefeito ACM Neto, e que as negociações com a família do artista serão iniciadas imediatamente.

"Somente a partir da conversa com a família é que podemos dar uma posição sobre prazo e valor que a Prefeitura vai investir na reconstrução deste importante monumento. Mas queremos fazer isso rapidamente. Nosso desejo inicial é que essa obra de arte de Mário Cravo fique exatamente igual ao que era antes", declarou Guerreiro.

Também presente no local, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, contou que os familiares de Mário Cravo já sinalizaram a disposição de colaborar. "A decisão da reconstrução já foi tomada pelo prefeito ACM Neto. Agora, vamos conversar com a família do artista e obter os projetos. Membros da própria família que trabalham na área artística podem contribuir com essa missão. Mas, se for necessário contratar alguém de fora para seguir o projeto original, também vamos fazer", salientou.
 
O secretário lembrou das intervenções de requalificação feitas pela Prefeitura no Centro Histórico, inclusive no Comércio, a exemplo da Rua Miguel Calmon e da Praça da Inglaterra, e cobrou mais segurança por parte do Estado. "Outras obras estão em andamento nessa área histórica da cidade, onde há muitas ocorrências de furto e roubo de cabos, por exemplo. Além disso, a destruição de um monumento como esse é uma perda histórica irreparável. Precisamos ter uma providência na área da segurança para preservar todo esse conjunto arquitetônico".  

A polícia técnica já chegou ao local para iniciar as investigações sobre as causas do incêndio. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai elaborar um relatório técnico para auxiliar todos os órgãos envolvidos. Segundo a Codesal, o monumento pegou fogo rapidamente porque era todo feito em fibra.