Salvador

USF Lagoa da Paixão amplia para quase 70% cobertura de saúde na região

O equipamento foi entregue com a presença do prefeito ACM Neto
Secom Salvador , da redação em Salvador | 20/12/2019 às 14:11
USF Lagoa da Paixão amplia para quase 70% cobertura de saúde na região
Foto: Max Haack/Secom
Os longos deslocamentos a pé ou por ônibus para levar o pequeno Samuel, de um ano, às consultas médicas vão ficar no passado da dona de casa Queliane Santos, de 37 anos. Residente no conjunto habitacional Lagoa da Paixão, ela era um dos moradores que comemoraram a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade nesta quinta-feira (19). Construído pela Prefeitura na Rua Morada da Lagoa, s/n, o equipamento foi entregue com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, dentre outras autoridades, lideranças comunitárias e imprensa.
“Há muito tempo a gente estava esperando inaugurar, porque os outros postos existentes na região são muito distantes. A gente tem que andar no sol quente com criança, que fica doente constantemente, não pode atrasar vacina, às vezes não temos nem condição de ir a uma emergência. Por isso, esse posto aqui vai facilitar bastante, até mesmo pra quem tem dificuldade de locomoção ou é idoso”, relatou Queliane.
O prefeito ressaltou que o grande esforço da gestão municipal realizado hoje na área de saúde é na expansão da Atenção Básica. Em 2013, por exemplo, Salvador era a capital com a menor cobertura nessa área. Com a inauguração de hoje, já chega a 307 as equipes de Saúde da Família funcionando na cidade, aumentando em três vezes esse número em sete anos, e a cobertura da Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário São Caetano/Valéria, área na qual o posto faz parte, salta para 69,66%. O índice de cobertura em 2012 era 13,8%.
“Como não havia como fazer essa expansão em todas as áreas ao mesmo tempo, foi tomada a decisão de focar a prioridade em dois distritos sanitários: o do Subúrbio e o de São Caetano/Valéria. Por esse motivo, está sendo inaugurada esta sétima unidade de saúde somente neste distrito sanitário (São Caetano/Valéria)”, afirmou ACM Neto.
O prefeito também aproveitou para lembrar que a comunidade da Lagoa da Paixão vem deixando, ao longo dos anos, a condição de um dos lugares mais pobres da cidade para um local mais estruturado, principalmente com a construção das 2.788 unidades do Minha Casa, Minha Vida e os serviços municipais que foram levados à região, a exemplo de transporte público, escola e, agora, um posto de saúde. “A intenção da Prefeitura é trabalhar para dar melhores condições à Lagoa da Paixão. É uma transformação que vem sendo feita em outras comunidades carentes do Subúrbio, a exemplo da Comunidade Guerreira Zeferina e Tubarão”, completou.
Estrutura – A unidade atenderá a comunidade local ofertando serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através de atendimento médico, enfermagem e odontológico. O investimento na USF é de aproximadamente R$ 1 milhão.
O posto tem capacidade para atender cerca de 460 pessoas por dia, através da atuação de três equipes de saúde da família e mais três de saúde bucal. Também serão ofertados serviços de atenção integral nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.
O equipamento ainda dispõe de serviços de curativo, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no distrito sanitário, dispensação de medicamentos básicos e confecção do cartão SUS (2ª via).
De acordo com o titular da SMS, a expansão dos investimentos municipais na área de saúde continuarão em um ritmo forte em 2020. Até janeiro, mais 24 residentes médicos e odontológicos vão passar a integrar a rede de atendimento, totalizando 104 profissionais egressos das instituições de ensino superior. Além disso, a Prefeitura está em fase de identificação de terreno para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras, assim como a entrega de mais unidades de saúde que estão em construção.