Salvador

Comércios e residências são flagrados com “gato” de água em Itapuã

As ligações clandestinas foram retiradas e os responsáveis pelos imóveis serão chamados a prestar esclarecimentos
Comunicação Embasa , Salvador | 18/12/2019 às 18:21
Comércios e residências são flagrados com “gato” de água em Itapuã
Foto: divulgação
Uma barraca de praia, um estabelecimento pesqueiro e quatro residências foram flagrados com “gato” de água, no bairro de Itapuã, em Salvador, durante ação de fiscalização realizada pela Embasa nesta quarta-feira (18), com acompanhamento da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica. As ligações clandestinas foram retiradas e os responsáveis pelos imóveis serão chamados a prestar esclarecimentos durante o inquérito policial.
No caso da rua da Música, os técnicos constataram a existência de um ramal clandestino abastecendo o imóvel de um estabelecimento pesqueiro, que estava com a ligação de água cortada por falta de pagamento, e 138 faturas em aberto. Esse mesmo ramal também abastecia irregularmente quatro residências e uma barraca de praia. Já na rua da Literatura, mais quatro residências foram flagradas desviando água da rede da Embasa. Todas estavam com ligação cortada, sendo abastecidas irregularmente por ligação clandestina. O total do débito, em todos os imóveis fiscalizados na ação, chega a R$ 177 mil.
  Além de quitar os débitos, os responsáveis pelos imóveis terão que ressarcir à Embasa o valor correspondente ao desvio de água realizado nos últimos doze meses, que ainda será calculado, além de pagar multa. Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.