Salvador

Geomanta leva proteção e segurança para área de risco em São Caetano

A entrega do equipamento foi feita nesta quarta-feira (4) pelo prefeito ACM Neto
Secom Salvador , Salvador | 04/12/2019 às 14:56
A entrega do equipamento foi feita nesta quarta-feira (4) pelo prefeito ACM Neto
Foto: Valter Pontes/Secom
Os moradores da Rua da Fonte da Bica, em São Caetano, eram só alívio e gratidão pela geomanta aplicada pela Prefeitura em 1.610 m² de encosta, com investimento de quase R$223 mil e beneficiando cerca de 550 famílias que vivem na região. A entrega do equipamento foi feita nesta quarta-feira (4) pelo prefeito ACM Neto e pelo diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, demais gestores municipais, autoridades e populares.
O prefeito salientou que, mesmo em dias de sol, a administração municipal prossegue pensando em ações preventivas para o período chuvoso. “São Caetano é uma das regiões que mais sofrem com as chuvas, devido à topografia composta por muitos vales, baixadas e encostas. A gente traz hoje solução com geomanta, que se soma às outras quase 300 áreas protegidas em toda a cidade de Salvador. Isso traz segurança para a vida das pessoas. A preocupação com as chuvas acontece nos 365 dias do ano e a prova está aqui, com a satisfação da população, pessoas que viviam com medo, não conseguiam dormir em paz, porque vinha o risco de escorregamento dessas encostas e agora estão plenamente seguras com esta ação da Prefeitura”, relatou.
A antiga situação é comprovada pela comerciante Jucineia Miranda, de 50 anos, que reside na localidade desde que nasceu. “Época de chuva aqui sempre foi um transtorno, a gente já teve histórico de deslizamento de terra, vários moradores morreram sem ver esse benefício. Essa geomanta trouxe alívio, é um sonho de uma vida. Pra gente é um agradecimento imenso”.
Também moradora da Rua da Fonte da Bica, Daiane Paixão, de 35 anos, também afirmou que os moradores ganharam qualidade de vida. “Moro bem junto da escadaria e a situação da encosta era terrível quando chovia. Graças a Deus a situação melhorou bastante.” Ela ainda destacou outro benefício proporcionado pela Prefeitura. “A gente tinha medo de sair daqui à noite, porque estava tudo escuro. Agora, depois da nova iluminação em LED, a gente sai tranquilo à noite. Foi muito bom, mesmo”, completou.
Balanço – Desde quando foi adotada pela Prefeitura, em 2016, a tecnologia de geomanta – que faz uso de material em PVC e geotêxtil para conter e estabilizar encostas na cidade – já foi aplicada em 186 localidades. O investimento total do município, através da Codesal, foi de R$17,3 milhões.