Salvador

CHUVAS DEIXAM SALVADOR COM VÁRIOS PONTOS ALAGADOS E METRÔ PARADO NA L2

Situação critica na cidade do Salvador
Da Redação , Salvador | 26/11/2019 às 10:33
Na direção do Iguatemi tudo alagado
Foto: Do Leitor
   As chuvas que caem sobre a capital baiana desde a madrugada desta terça-feira, 26, levaram a Codesal a emitir aviso de alerta máximo de deslizamento diante de notificação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que aponta risco muito alto para deslizamento.

   A Codesal ressalta que a avaliação cumpre o Protocolo Plano Preventivo de Defesa Civil e acionará o Sistema de Alerta e Alarme de Bom Juá. Ainda em visto cumprimento do PPDC, a Defesa Civil informa que também acionará as sirenes de Baixa de Santa Rita, Calabetão, Vila Picasso,Voluntarios da Patria e Baixa Cacau.

   "As comunidades que estão na área de risco, com o acionamento das sirenes saiam das suas residências, evacuem o local e procedam pela ida a um lugar seguro, preferencialmente, alguma escola municipal nas proximidades. Isso se dá por causa da mudança de nível, de alerta máximo, devido a notificação do Cemaden de risco muito alto de deslizamento e continuidade de chuva forte para as próximas horas", orienta o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

METRÔ PARALISADO 

As chuvas provocaram a interrupção da Linha 2 do metrô. O trecho entre as estações Acesso Norte e Detran ficou alagado, impedindo o tráfego dos trens sobre os trilhos. A paralisação do serviço deixou centenas de usuários ilhados nas estações. Procurada pela reportagem de A Tarde, a assessoria da CCR Metrô emitiu a seguinte nota:

"A CCR Metrô Bahia informa que devido ao grande volume de chuvas que caiu em Salvador, o metrô está com operação temporariamente interrompida no trecho entre as estações Acesso Norte e Rodoviária. A equipe de manutenção está atuando no local para viabilizar a normalização da operação o mais breve possível. A concessionária ressalta ainda que está informando aos clientes sobre a ocorrência por meios de avisos sonoros e placas de sinalização nos trens e estações. Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) também estão fazendo a orientação presencial. A operação segue normal entre as estações Rodoviária e Aeroporto e em toda a Linha 1. Os passageiros que preferiram sair do sistema foram ressarcidos, em forma de bilhete, para uma nova viagem de metrô".