Salvador

Vacas da CowParade vão a leilão em prol de projetos sociais

Leilão beneficente das obras acontece no próximo dia 21, na Pupileira
Cris Felix , Salvador | 20/11/2019 às 19:50
COW PARADE - Menelaw Setes
Foto: Ulisses Dumas
Falta pouco para as 60 vacas da 13ª edição da CowParade Brasil serem arrematadas na ação final do evento em Salvador. O leilão beneficente, que encerra a mostra na Bahia, acontece no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 20h, no Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira, em Nazaré. O dinheiro arrecado beneficiará as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o Hospital da Criança Martagão Gesteira e as Associações Fábrica Cultural e Pracatum. Assinadas por diversos artistas baianos, as esculturas têm lance inicial de R$ 6 mil e já estão sendo disputadas por meio do site cowparade.com.br.
Maior exposição a céu aberto do mundo, a CowParade levou seu rebanho às ruas da capital baiana entre os dias 8 de outubro e 9 novembro, colorindo a cidade e chamando a atenção do público soteropolitano. Entre os artistas que assinam as vacas estão Bel Borba, Maria Adair, Denissena, Alberto Pitta, Eder Muniz, Graça Ramos, Menelaw Sete, Carlinhos Brown, que apadrinha o projeto ao lado de Margareth Menezes. As vaquinhas ainda podem ser visitadas até o próximo dia 20, quarta-feira, no Shopping da Bahia.
O leilão beneficente da próxima quinta-feira acontecerá de forma simultânea pela internet, com lances ao vivo, e presencialmente durante o evento em Salvador. A ação marca o fechamento da 13ª edição da CowParade Brasil, projeto que contou com cinco meses de atividades entre chegada na cidade, seleção dos artistas, ateliê criativo, mostra nas ruas e, agora, leilão. “O público de Salvador abraçou e acolheu as vaquinhas da CowParade de uma maneira bem carinhosa. Salvador é uma cidade que respira arte. Esperamos que o leilão seja um sucesso como nas outras edições. Já arrecadamos e doamos mais de seis milhões de reais nas 12 edições feitas em várias capitais do país”, resume Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, empresa organizadora da exposição no Brasil.
Aliando cultura e responsabilidade social, a CowParade é patrocinada pela rede de farmácias Extrafarma, presente há dois anos na Bahia. “Junto ao benefício cultural, que valoriza artistas e manifestações baianas, o aspecto social da CowParade é o grande legado para o estado e para a comunidade local. Patrocinar a CowParade é uma forma da Extrafarma abraçar a Bahia e retribuir o carinho com que fomos recebidos”, diz Rodrigo Pizzinatto, presidente da Extrafarma.
Entre as vacas que já receberam lances pela internet estão as assinadas pelos artistas Roney George, Leo Furtado, Menelaw Sete, Lucas de Ouro, Pedrinho da Rocha, Ruy Carvalho e a obra de Jair Gabriel, artista convidado pela madrinha do projeto na Bahia, Margareth Menezes.

Instituições beneficiadas

Serão quatro as instituições beneficiadas na capital baiana: as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país e presta assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social, pesquisa científica, ensino em saúde e educação; o Hospital da Criança Martagão Gesteira, maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste; a Associação Fábrica Cultural, voltada ao desenvolvimento territorial, que integra a Rede CAMMPI, a Rede de Articulação e Mobilização de Moradores da Península de Itapagipe, que compõe mais de 40 associações presentes nos 14 bairros do entorno; e a Associação Pracatum, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas
No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações sociais. Ao redor do mundo, mais de 10 mil artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.

História de sucesso

A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No país, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais.