Salvador

IPAC promove curso de brigada de incêndio para servidores

A última edição aconteceu na tarde desta terça-feira (15)
Ascom Ipac , Salvador | 15/10/2019 às 19:18
Treinamento
Foto:
Mais de 100 servidores do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult/Ba), participaram de um  Curso de Brigada de Incêndio promovido em parceria com  o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). O treinamento contou com aulas teóricas e práticas e os grupos foram divididos em quatros turmas. A última edição aconteceu na tarde desta terça-feira (15), no Departamento de Ensino do CBMBA, em Simões Filho.
Durante a ação, os servidores foram orientados em como atuar em situações de prevenção e combate a incêndio; sobre os tipos de extintores e como utilizá-los; como conter o fogo da válvula do botijão de gás; além de dicas de primeiros socorros. Cada participante das aulas, que tiveram duração de 16 horas, receberá um certificado emitido pelo próprio Corpo de Bombeiros.
O Tenente Gilvã Rodrigues, responsável por ministrar o treinamento prático, explicou sobre o curso: “O objetivo é orientar os funcionários dos museus e do Ipac em como proceder nas situações de risco, quais os tipos de incêndios que existem, por que o incêndio acontece, além de noções básicas de simulação”, disse.
A servidora do Ipac, Cintia Oliveira, destacou a relevância do treinamento: “Trabalhamos num local onde as ocorrências de incêndios acontecem com frequência (Centro Histórico), então, precisamos dessas orientações para evitarmos algum tipo de acidente e, caso ocorra, saberemos como agir”, explicou a funcionária.
Para Denise Moitinho, servidora do Museu de Arte da Bahia (MAB), o curso de brigadista também é essencial para quem trabalha nesses espaços, já que são ambientes que agregam acervos valiosos. “Aprender esses procedimentos básicos de combate à incêndio e de como usar os equipamentos corretamente é muito importante para que possamos preservar esses documentos e também para saber como devemos agir em situações de urgência”, declarou.