Salvador

Prefeitura se mobiliza para retirada de manchas de óleo das praias

A Limpurb conta com uma equipe de 75 agentes de operações especiais
Secom Salvador , Salvador | 11/10/2019 às 11:20
Prefeitura se mobiliza para retirada de manchas de óleo em praias de Salvador
Foto: divulgação
A Prefeitura está mobilizada para atuar na redução dos impactos da mancha de óleo que tem atingido diversas praias do Nordeste desde o fim de agosto. Desde a noite da quinta-feira (10), agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) encontraram na Praia do Flamengo fragmentos do material e, na manhã de hoje (11), também na praia do Jardim dos Namorados, na Pituba.
A Limpurb conta com uma equipe de 75 agentes de operações especiais, mais dois agentes de coleta, em regime de plantão 24h, realizando o monitoramento de todas as praias de Salvador. Três caminhões e um munck (veículo com guindaste) estão à disposição para auxiliar na operação.
Para a retirada do material, as equipes seguem o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O resíduo é coletado com um equipamento chamado ancinho, uma espécie de vassoura metálica, depois colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posterior encaminhamento para unidade de análise e tratamento do material, de responsabilidade do Instituto.
Uma reunião a ser realizada ainda hoje com órgãos municipais, dentre eles as secretarias municipais de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Limpurb, deverá traçar um plano de ação para minimizar os efeitos da mancha de óleo nas praias da capital baiana.