Salvador

Obras do BRT avançam e dois viadutos serão concluídos em dezembro

A obra do primeiro trecho do novo sistema de transporte já apresenta 28,4% de conclusão
Secom Salvador , Salvador | 10/10/2019 às 11:47
Obras do BRT
Foto: Bruno Concha/Secom
As 92 vigas dos viadutos que irão compor as obras de arte dos corredores exclusivos do BRT na região do Parque da Cidade já foram instaladas. No total, a obra do primeiro trecho do novo sistema de transporte já apresenta 28,4% de conclusão.
Dois viadutos estão sendo construídos na região do Itaigara: um no sentido Parque da Cidade-Lucaia e outro na direção Parque da Cidade-Iguatemi. Ambas as estruturas serão fundamentais para destravar os gargalos de trânsito decorrentes do grande fluxo de veículos na região, principalmente em horários de pico. A conclusão desses dois viadutos, que terão faixas exclusivas de transporte, automóvel e ciclovia, está prevista para dezembro.
Já o viaduto na região do Walmart, que abrigará estação do BRT, vias expressas e uma ciclovia, está com 47% das vigas instaladas. Ainda este mês serão lançadas as sustentações do elevado nas imediações do Cidadela. Completam ainda, nesse primeiro trecho do BRT Salvador, as obras do viaduto a ser erguido nas proximidades do Shopping da Bahia.
  Eliminação de semáforos – Com 2,9 km de extensão, o trecho 1 do BRT vai permitir que o usuário do serviço de transporte público possa, por exemplo, sair do final da Garibaldi (sentido Rio Vermelho), acessar uma das vias expressas e não passar por qualquer sinaleira até o início da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela).
  Viagens rápidas como esta serão possíveis porque os viadutos vão possibilitar a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do BRT. Os elevados serão pontuais e erguidos para passar por cima de cruzamentos e dos semáforos que permanecerem, não sendo permanentes ao longo da via, como acontece com o traçado do metrô na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Além disso, o conceito das estações nos elevados vai facilitar a acessibilidade e a integração com os ônibus convencionais. Isso porque o cidadão terá acesso às estações sem precisar passar por passarelas, de forma mais segura, utilizando escadas, elevadores e rampas.